sexta-feira, outubro 26, 2007

115 ANOS BEM ANIMADOS

A Quinzena Animada, que começa hoje na Sala Walter, comemora o Dia Internacional do Animador com mostras inéditas

O cinema de animação quem diria, é mais antigo ainda do que o convencional. Esse dado, ignorado pela maioria das pessoas - fãs de animação ou não -, apenas reforça a importância da data de hoje: exatos 115 anos atrás, o cientista diletante francês Emile Reynaud exibiu no Musée Grevin em Paris, no seu chamado Teatro Ótico, uma seqüência de imagens desenhadas em movimento, chamada Le Clown et Les Chiens (O Palhaço e Os Cães). Ele conseguiu isso através de uma máquina criada por ele mesmo, denominada Praxinoscópio, que vinha a ser uma versão melhorada do Zoótropo, aparato inventado pelo inglês William George Horner anos antes. O famoso cinematógrafo dos Irmãos Lumiére, marco zero do cinema, só viria mais de três anos depois, em dezembro de 1895.

Foi daí que o dia 28 de outubro foi instituído pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) como o Dia Internacional da Animação. É para comemorar a data que a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) organizou o evento Quinzena Animada, que ocorrerá de hoje até 10 de novembro, com curadoria de Chico Liberato e Arnaldo Galvão. Liberato, para quem não está ligando nome à pessoa, é o realizador do único longa-metragem baiano de animação, o mitológico Boi Aruá (1983).

Serão 15 dias de intensa atividade, entre mostras, oficinas e encontros. O ponto de partida é a mostra Os Melhores do Mundo. Através da ASIFA, mais de 50 países terão programação semelhante. Só no Brasil, a mostra será realizada em 50 cidades simultaneamente, as 19 horas. Na sessão de hoje, diversos curtas experimentais nacionais e estrangeiros, como Vida Maria (de Márcio Ramos, Fortaleza, 2006), Mobsquad (de Fons Schiedon, SP, 2006) e Cidade-Fantasma (de Lisandro Santos, RS, 1999), entre vários outros.

Imperdível também é a Mostra McLaren Remasterizada, que exibirá dez obras de Norman McLaren, animador canadense que é um dos criadores do National Film Board of Canada, provavelmente, a maior produtora de animações não-comerciais do mundo.

McLaren é considerado o autor da mais diversificada e reconhecida obra autoral individual do cinema de animação do século XX.

Entre os animadores que ministrarão oficinas na Quinzena, o destaque fica com o carioca-canadense Daniel Schorr, profissional de larga experiência no National Film Board of Canada.

Schorr nasceu e se formou em Comunicação Social ainda no Rio de Janeiro, mas logo mudou-se para Montreal, onde reside e trabalha há 16 anos. Já ganhou prêmios no Festival de Havana, Anima Mundi (SP) e Cine Ceará e Festival de Recife, entre outros. A Oficina Canadá, com ênfase nas técnicas de recorte, textura e transparência sobre luz tem inscrições gratuitas para até 40 pessoas e acontecerá entre os dias 29 e 1º.

Outro curso interessante é a Oficina Bacana de Clementino, onde os participantes farão filmes na técnica de pixilation, onde pessoas são animadas ao vivo. Os resultados desta oficina ministrada por Rafael Ferreira, animador carioca radicado em Fortaleza, serão transformados em drops de 10 segundos, que serão exibidos na TVE.

Quinzena Animada
Abertura sábado 28 de outubro, 19h
Sala Walter da Silveira
Rua General Labatut, 27, Barris
Entrada gratuita
Confira a programação completa e as oficinas no site www.quinzenanimada.com.br

15 comentários:

Franchico disse...

Boas músicas novas no MySpace do Wry.

http://www.myspace.com/wrymusic

Talvez as melhores que eles já fizeram.

Franchico disse...

Depois de 300 e Watchmen, Zack Snyder deverá voltar aos zumbis que elhe deram fama com Madrugada dos Mortos.

http://www.omelete.com.br/cine/100008898/Army_of_the_Dead_promete_ser_maior_do_que_Madrugada_dos_Mortos.aspx

BRAINS!!!!

Franchico disse...

Um sem-noção aí construiu uma réplica da caixa-forte do Tio Patinhas, que ficou simplesmente perfeita.

http://www.flickr.com/photos/matsgull/sets/72157602185120037/

Desde criança eu queria ver uma dessas ao vivo...

osvaldo disse...

alguem aí ja escutou chrome dreams II de neil young? quando vc pensa que ele não teria mais nada pra mostrar , o cara vem e detona a porra toda com faixas como ordinary people de 20 min. e outros jams fuderosos como no hidden path. o projeto começou om young remexendo seu imenso arquivo , e encontrou coisas quase prontas com a extraordinaria "ordinary people" (sorry pelo trocadalho) , sobras do this note´s for you . confesso , que apesar de fanzaço de young, não esperava coisas deste porte da parte dele.prova viva que rock´nroll will never dia.

Franchico disse...

André Dahmer postou um vídeo no seu blog lá dele de um teste de ácido em soldados britânicos, ainda na década de 40.

http://www.malvados.blogger.com.br/

Além de raro, o vídeo é obviamente hilariante.

Brama, já baixei Ordinary People por aí e também achei do caralho, apesar de uma resistência natural minha contra músicas com mais de 5 minutos...

Mas, assim como "João Ubaldo é João Ubaldo", segundo o ministro, Neil Young é Neil Young, segundo eu mesmo... ;-)

Franchico disse...

A doce e sonolenta Juliette Binoche, uma das musas da minha adolescência, posou nua para a Playboy francesa, aos 43 anos...

http://br.noticias.yahoo.com/s/29102007/40/entretenimento-playboy-juliette-binoche-chega-hoje-bancas-na-fran.html

Por que tão tarde, Jujú? ;-)

Se bem que os fãs já a viram todinha pelada e na flor da juventude no filme A Insustentável Leveza do Ser (1989), de Phillip Kaufman. Então, tudo bem.

(Me lembrei que logo que ela surgiu, Paulo Francis a chamava de Juliette Brioche, por que ela tinha "cara de pão dormido" ou algo assim. Ah, cretino!)

Franchico disse...

Luciano lançou lá no el cabong e a gente re-lança aqui tb pra galera. No linque abaixo está a lista dos 100 melhores discos da música brasileira PARA BAIXAR, segundo enquete realizada pela Rolling Stone deste mês.

http://omedi.net/?p=371

Bom proveitcho!

sora disse...

Chicóvsky, nosso homem que trabalha

escrevo para lembrar do filme Crossing the Bridge. O documentário está passando no Solar do Unhão às oito e vinte da noite. Uma viagem pelos sons de Istambul ciceroneada por Alexander Hack. Alexander eu só conheço pq tenho um vinil (que ouvi muito pouco) da ex-banda dele Einsturzende Neubauten.

Minha amiga, e de muitos daqui, Neyse Cunha, viu o filme no computador, ficou toda animada e fez a propaganda e a ponte pra irmos num show dele. Rock total e sensacional (isso quer dizer precisão, poesia, intensidade, um bocado de idéias próprias e imaginação excêntrica e delirante, sem contar que agora o maluco parece o joe cocker). Só me resta a obrigação de conferir o filmeco.

abraços Sora

Tem trailer no You Tube e cineinsite. Vou postar umas fotos do show de Alexander Hacke em Barcelona no www.sehojechovesse.blogspot.com. Se alguem souber o nome dos músicos eu agradeço.



Ps- acompanhei e elogiei atrasada os posts anteriores. Congrats man.

Franchico disse...

Vou conferir!

Sora, vc é minha pedra!...

Franchico disse...

Homem-Aranha de Maurício de Sousa? Como assim? Que porra é essa?

http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n31102007_13.cfm

Breve, Mônica e Cebolinha por Stan Lee...

osvaldo disse...

reunião do led zep teve que ser adiada por 15 dias. jimmy page quebrou o dedo e o show agora é em dezembro.alguem aí falou em reumatismo?

Franchico disse...

Rapaiz, me acorrejam se eu estiver errado, mas essa bandinha é bem legal, né não?

http://www.myspace.com/blackkidsrock

cebola disse...

ou ié, chico, bubblegum is BACK again!! Smiths com Tommy James and the Shondels, me pareceu em primeira ouvida, and i like it!

Franchico disse...

Pois é, Ceboléuris, indie com soul music. Não conta pra ninguém, mas nóis gosta!

Ernesto Ribeiro disse...

Alexander Hack foi namorado de Christiane F. Isso em Hmaburgo, de 1978 a 1982. Antes dele fazer o Einsturzende Neubauten, o casal fez uma banda chamada Sentimentale Jugend. Procure no Youtube.