quinta-feira, abril 14, 2011

DEDO-DURO É A MÃE! EU SOU "O" AGENTE X-9!

Em um programa Roda Viva (TV Cultura) recentemente exibido, o poeta maranhense Ferreira Gullar, que aliás, deu uma linda entrevista, lembrou que, na sua infância, a casa dos seus pais não tinha nenhum livro à mão. “Tinha lá uns gibis do X-9, mas era só isso”, recordou.

O que o poeta talvez não saiba (ou não lembre) é que os antigos e hoje charmosíssimos quadrinhos do detetive eram escritos, pelo menos no início, por um dos maiores escritores de ficção policial de todos os tempos: Dashiell Hammett (1894-1961).

É essa produção clássica e pouco lembrada do autor de O Falcão Maltês que chega agora às livrarias, no álbum Agente Secreto X-9 (Devir).

Criado em 1934, a mando do magnata da imprensa William Randolph Hearst como uma resposta ao sucesso que as tiras de Dick Tracy, de Chester Gould, faziam nos jornais concorrentes, o Agente Secreto X-9 teve a bênção de cair no colo de Hammett, então um autor popular, e do desenhista Alex Raymond.

Este último é outra lenda da cultura pop por méritos próprios, sendo ninguém menos que o criador de um dos mais conhecidos personagens da ficção científica, Flash Gordon.

Dono de um traço tecnicamente perfeito e dinâmico, Raymond ainda concedeu aos personagens de X-9 uma elegância digna dos croquis de um estilista: os homens usam sobretudos, chapéus e ternos bem cortados. E as mulheres, sejam fêmeas fatais ou mocinhas em perigo, parecem ter saído de um filme de Billy Wilder.

Longa trajetória

O álbum da Devir (disponível em capa dura ou brochura e em formato horizontal, para privilegiar a publicação das tiras), traz as sete aventuras iniciais de X-9, publicadas nos jornais norte-americanos entre 1934 e 1935.

Somente as três primeiras, contudo, foram escritas por Hammett. Como conta o editor Leandro Luigi Del Manto no prefácio, “com o passar das semanas, os leitores começaram a se sentir meio perdidos em meio à trama complexa desenvolvida por Hammett”.

Com isso, os editores da King Features, sindicato fundado por Hearst que distribui (até hoje) as tiras de X-9, “começaram a fazer pequenas alterações nos textos de Hammett para deixá-los mais fáceis”, escreve Leandro.

Depois da terceira aventura, O Caso Martyn, Hammett foi demitido e Raymond continuou – mas só até a sétima aventura (a última do álbum), O Organizador, escrita por Leslie Charteris, autor famoso por ter criado outro personagem clássico dos romances policiais: O Santo.

Daí em diante, X-9 passou pelas mãos de inúmeros quadrinistas, como Mel Graff, Al Williamson e Archie Goodwin (os dois últimos, velhos conhecidos dos leitores de gibis da Marvel e DC), até ser cancelado, em 10 de fevereiro de 1996.

O álbum da Devir, com o material inicial da dupla Hammett / Raymond, é uma leitura bastante prazerosa para fãs do estilo vintage que caracteriza a obra como um todo: desde as tramas de o ritmo ágil ao lindo estilo do desenho e o clima anos 30 das histórias.

Nas telas e passarelas

Nos cinemas, X-9 ganhou duas adaptações nos antigos seriados para as matinês. Uma em 1937, na qual o detetive misterioso foi interpretado por Scott Kolk.


Na segunda adaptação, de 1945, ganhou o rosto de Lloyd Bridges (pai do oscarizado Jeff Bridges). Anos mais tarde, Lloyd se tornaria um ídolo da TV ao protagonizar o seriado Aventura Submarina.

No Brasil, X-9 foi bastante popular, sendo até hoje sinônimo de dedo-duro, de alguém infiltrado com o intuito de espionar. Na cidade de Santos, em São Paulo, há até uma escola de samba chamada X-9.

Agente Secreto X-9 / Dashiell Hammett e Alex Raymond / Devir / 160 p. / R$ 62 (capa dura) e R$ 48/ www.devir.com.br

Um comentário:

Franchico disse...

Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman, vai virar série na HBO.

http://www.omelete.com.br/series-e-tv/deuses-americanos-produtora-de-tom-hanks-compra-direitos-para-criar-serie-na-hbo/