quinta-feira, novembro 24, 2011

ÁLVARO ASSMAR: 25 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS AO BLUES NA BAHIA

Pioneiro do blues na Bahia, o guitarrista Álvaro Assmar comemora 25 anos de carreira dedicada à música surgida no Delta do Mississipi lançando o primeiro disco duplo do gênero no Brasil.

Gravado ao vivo em março último, no Groove Bar, o álbum vem com CD e DVD e terá lançamento nesta sexta-feira, com  coquetel e pocket show.

O repertório é baseado nos últimos dois discos do músico baiano, Special Moment (2001) e Blues à La Carte (2005), além de canções inéditas, como Lonesome Walker, de autoria de seu filho, Eric, que segue os passos do pai e em breve lança tambem trabalho próprio.

“Tentei preservar o lado autoral na seleção das faixas, além de trabalhar com pessoas que fizeram parte desse quarto de século dedicado ao blues, gente com quem trabalhei no Cabo de Guerra (banda de rock em que tocou nos anos 1980) e no Blues Anônimo, que foi a primeira banda de blues daqui (surgida em 1989)”, relata Álvaro.

Caminho tortuoso

Desta forma, além da banda base que o acompanha, formada por Rafael Zumaeta (baixo), Reny Almeida (bateria) e José Luiz Lima (teclados e acordeom), Álvaro recebe no palco figuras importantes como Octávio Américo (baixista, ex-Blues Anônimo e Mar Revolto), Adelmo Assmar (irmão, ex-Cabo de Guerra), além do filhão Eric e da revelação da gaita, Luiz Rocha.

“Aposto muito em Eric e Luiz Rocha como os caras que vão dar continuidade no que eu comecei, mas com uma outra abordagem outra ótica”, elogia.

Mesmo depois de 25 anos soltando faísca com sua guitarra e maravilhando quem o ouve tocar, Álvaro demonstra humildade para se definir como um artista que ainda desenvolve uma linguagem própria.

“André Christovam (guitarrista de blues, referência nacional) me disse uma vez que o músico brasileiro de blues tem a tendência natural de soar como covers dos originais americanos. A gente que trabalha com composição tem que estabelecer uma linha que defina o que se é”, afirma.

Feliz pela estrada percorrida com dignidade, Álvaro sabe que “o caminho é tortuoso, mas quando eu vejo o que produzi nesse período, o gosto é bom, cara. Posso chegar e dizer que cumpri  meu papel”, conclui.

Álvaro Assmar 25 ANOS AO VIVO / Sexta-feira, na Cheiro de PIzza (Rio Vermelho) / 19 horas / Entrada gratuita / CD - DVD: Álvaro Assmar 25 Anos Ao Vivo / Álvaro Assmar / Star Blues - Independente  /  R$ 40  (CD + DVD) / www.alvaroassmar.com.br


Nenhum comentário: