terça-feira, janeiro 29, 2013

SKANIBAIS: PRIMEIRA BANDA DE SKA BAIANA CHEGANDO BONITO

Ah, diversidade! Quantas vezes teu nome é clamado em vão nesta terra besta e bela (copyright "terra besta e bela" by Franciel Cruz).

Pois é em nome da real diversidade musical que esta coluna tem o prazer de apresentar aos seus leitores aquela que é, provavelmente, a primeira banda de ska da Bahia: Skanibais (em fotos de Anderson Ferreira).

Ska, se alguém aí ainda não conhece, é a música jamaicana que precedeu o reggae, originada da mistura de ritmos caribenhos como mento e calipso com o rhythm ‘n’ blues que os músicos da ilha ouviam nas transmissões de rádio a partir dos Estados Unidos.

É uma música festiva, plenamente dançante e que tem pelo menos dois grandes momentos: a onda original jamaicana do final dos anos 1950, que se estendeu ao longo da década seguinte, e a retomada britânica em meio à explosão punk (1976), que gerou o histórico selo / movimento Two Tone.

Grandes nomes: The Skatalites, Toots & The Maytals, The Specials, Madness, The Beat (ou The English Beat), entre muitos e muitos outros.

Agora, Salvador apresenta sua contribuição  ao gênero, com dois representantes surgidos quase ao mesmo tempo: o cantor Luis Natureza e a banda Skanibais.

Natureza foi visto na revista Muito há pouco tempo e está prestes a lançar seu primeiro disco. O Skanibais fez seu primeiro show no último dia 4 e abriu o show da Baiana System na sexta-feira passada, no Clube Fantoches.

Gênese Skanibalesca

A banda surgiu da iniciativa de João Teoria,  trompetista da banda de Carlinhos Brown.

Natural de Muritiba, ele tem uma longa história na cena reggae de Cachoeira, tendo tocado e gravado discos de Edson Gomes, Nengo Vieira, Sine Calmon e outros.

“A ideia da banda surgiu de forma  engraçada, quando eu estava bebendo cerveja com minha namorada em casa”, diz.

“Estávamos ouvindo um disco do Skatalites e ela estava lendo um livro sobre canibais. Uma coisa levou a outra, e deu no Skanibais”, diverte-se.

Com Teoria (trompete), Gilmar Chaves (trombone), Evanailton Bispo (sax), Anderson Lacerda (teclados) e Nelmário Marques (baixo), a banda conta com “baterista e guitarrista contratados”, acrescenta Teoria.

No show, clássicos do gênero e versões para Xô Chuá (Riachão), Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás (Raul Seixas), Thriller (Michael Jackson) e outros.

“Eu não componho, mas  eu pedi uma composição inédita pro Letieres Leite e ele disse que ia me arrumar uma. O Evanailton também. Vamos montando um repertório proprio aos poucos".

"Além disso, vamos fazer releituras de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. A ideia é fazer um ska bem brasileiro e baiano. Xô Chuá ficou muito massa, bem gostosa. Tô doido pra gravar nossa versão, queremos muito chamar o Riachão não só para cantar, mas até por conta da própria liberação. Preciso conversar com ele", esfrega as mãos.

Essencialmente instrumental, a Skanibais deverá contar com uma ou outra  participação vocal, mas isso não deverá ser uma regra.

"Conversando com o Russo (Passapusso), da Baiana System (e Bemba Trio), chamei ele também para uma participação. Ele adorou por que na Bahia ainda não há um movimento de ska. Como a banda não tem cantor, vamos convidar sempre um cantor da cena como Russo, para cantar um ou duas músicas. Mas a banda é instrumental: não tem cantor e nem pretendo botar. Quero mudar essa coisa de sempre ter que ter um canário", demarca.
.
Nesse primeiro momento, a banda ainda dá os primeiros passos, devagarzinho. "Primeiro, eu quero que as pesoas conheçam não só minha banda, mas o som,  o estilo do ska - que é bom demais e tem muito a ver com a Bahia", percebe.

Boas-vindas a Skanibais.

Conecte-se: Skanibais.

NUETAS

Real Vinyl para elas
A festa Real Vinyl deste mês é  especial, dedicada às ladies – DJs e apreciadoras. Além do anfitrião Big Bross, discotecam Vika Guerreiro, Cassicas, Tati Trad e Danni. Ponto de encontro certo para colecionadores, comerciantes, DJs etc. Amanhã, no Portela Café, 21 horas, R$ 10.

Pizza de Beatles
Tá de bobeira? Levante a poeira e vá curtir a reunião mensal do  Beatles Social Club na Companhia da Pizza. Hoje tem Banda de Rock, Os Proxenetas, Candice Fiais, Ícaro Britto e Ben Tedder. 20 horas, gratuito.

Mundo Livre quinta
A fantástica Mundo Livre SA volta à Salvador em show com a Diamba. Quinta-feira (31), 22 horas, no Coliseu do Forró (Patamares), R$ 30.

4 comentários:

Franchico disse...

Em meio ao massacre da mídia em torno da tragédia no Rio Grande do Sul, o único mentário inteligente que li sobre essa merda toda:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_falsa_tragedia_de_santa_maria

Ernesto Ribeiro disse...

é isso mesmo: boate KILL.

o debilóide sem talento e sem cérebro precisa chamar atenção com fogos de artifício? Então que enfie o rojão no cu.

o MEU artigo sobre o caso foi publicado em 2 sites.

Advinhe que canção estou ouvindo agora mesmo?

Velvet Underground — All Tomorrow's Parties

http://www.youtube.com/watch?v=M88Ca91hTWs

Ernesto Ribeiro disse...

Estamos nas Mãos dos Piores


Os diretores da editora brasileira Record quebraram um novo recorde de canalhice e inutilidade: decretaram que os brasileiros são oficialmente um povo de débeis-mentais como eles mesmos, incapazes de ler um livro de quase 1000 páginas e MUTILARAM EM DOIS TERÇOS a edição brasileira de Lincoln (Team of Rivals), o livro que inspirou o filme de Steven Spielberg. Foi CENSURADO no Brasil exatamente o trecho crucial que sustenta todo o enredo da história: o capítulo da aprovação da 13ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América, que proíbe a escravidão.


Por essa lógica da incompetência de publicar, podemos esperar que daqui pra frente os leitores brasileiros não terão mais acesso a novas edições completas de outros livros clássicos com mais de 400 páginas. Já posso imaginar que a editora Record também reduziria Os Irmãos Karamazov de Dostoievski, de mais de 1000 páginas para apenas 300, censurando o capítulo onde se revela a identidade do personagem que matou o velho Fiodor. Enfim, ajustando o texto de Dostoievski á capacidade mental dos donos do poder literário no Brasil.


Entendeu agora por quê o mercado de livros nacional está perdendo espaço para os IMPORTADOS?


Nos anos 90, foi feito um teste com as editoras brasileiras: o jornal Folha de S. Paulo apresentou um livro de Machado de Assis, Casa Velha, com outro título e substituindo o nome do autor por outro fictício — e ofereceu o material clássico para a aprovação das maiores editoras brasileiras. TODAS SE RECUSARAM A PUBLICAR.


Até 1982, os diretores das filiais das grandes gravadoras no Brasil se recusavam a investir em bandas de rock n roll, alegando que "não existe público de rock no Brasil."


A RGE e a Warner brasileira BANIRAM DO CATÁLOGO e decidiram que ninguém jamais ouvirá os discos da banda de rock Camisa de Venus. Mesmo eles já tendo vendido milhões.
Principalmente o álbum Correndo o Risco, que ganhou até disco de platina e teve o hit Só o Fim tocando nas rádios por anos, fazendo mais sucesso que Madonna — e que jamais foi sequer lançado em CD. Com isso, os empresários da indústria fonográfica brasileira decidiram que NÃO QUEREM GANHAR DINHEIRO.


Entendeu agora por quê a indústria fonográfica brasileira FALIU?


São esses os poderosos que decidem o que os brasileiros devem ler, ouvir, pensar.


Numa boate brasileira com teto forrado por material facilmente inflamável, 235 pessoas morreram num incêndio porque foram IMPEDIDAS DE SAIR por decisão de um "encarregado da segurança" que se encarregou do poder de trancar e prender os clientes do estabelecimento. Simplesmente porque achou que não queriam pagar pela bebida. Apenas pensando no dinheiro.


(Agora, nenhum cidadão brasileiro vai querer entrar numa boate como antes. A tendência é que esse segmento inteiro do mercado vai FALIR. Barzinhos também não são um lugar seguro. Brigas e tiroteios são cada vez mais comuns. O prejuízo no setor já é incalculável.)


ISSO são OS PIORES NO PODER. Somos governados por psicopatas donos do poder econômico, político, social, cultural, artístico.


E a cada ano o nível intelectual e moral desse povo só faz despencar em queda livre.


ESSA é a principal diferença entre o país de Lula e o país de Lincoln.


Entendeu agora por quê o Brasil é um inferno de um país de merda subdesenvolvido, odioso, repugnante e abominável até a alma há 500 anos?

Ernesto Ribeiro disse...

Como eu avisei: as boates brasileiras ficaram VAZIAS. É uma fatia inteira do mercado que foi pro inferno. Quebradeira geral. Tudo devido á compulsão em se fazer tudo errado. O Mal Absoluto é sempre auto-destrutivo.


Que tipo de gente faz tanta questão de fazer exatamente o que não deve? E se recusa obstinadamente a fazer o que é certo? Sabendo que é errado e fora da lei? Que pode matar e arruinar a si mesmo?


Psicopatas.


Que povo no mundo mantém boates com teto inflamável? Sem saídas de emergência? Sem extintores de incêndio? Sem respeitar os limites de capacidade? Que espreme 1200 pessoas onde só caberiam 700? Que nesse ambiente fechado, ainda detona fogos de artifício que só deveriam queimar a céu aberto?


Que impede os vizinhos de dormir com um som ensurdecedor de axé e pagode, fazendo as crianças chorarem de dor de cabeça e impedindo trabalhadores e estudantes de ter o sono reparador para se concentrarem no dia seguinte? Sabendo que tudo isso é proibido e vai prejudicar a todos? Que não se importa com nada?


Brasileiros.


Todo ano, no município baiano de Cruz das Almas, o povo brinca com fogos de artifício na Guerra de Espadas. Todos os anos, crianças de Cruz das Almas são feridas na guerra até no rosto com queimaduras de terceiro grau. E todo ano o povo de Cu das Almas repete a brincadeira. Com vítimas queimadas de todas as idades. Mantendo uma tradição de décadas.


Uma das características dos psicopatas é a incapacidade de aprender com experiências passadas.



Quando eu digo que os brasileiros são um povo de psicopatas dementes esquizofrênicos (junto com os muçulmanos e hindus) não estou brincando, nem exagerando, ou fazendo figura de linguagem. Nunca se viu um povo mais desprezível e auto-destrutivo cometer tantos crimes hediondos abomináveis pelo mesmo pretexto torpe: dinheiro.



O incêndio na boate Kiss foi o segundo maior da História do Brasil. Quer saber a causa do primeiro? Em 1951, em Niterói, um ex-funcionário de um circo quis se vingar do proprietário por causa de uma dívida. Incendiou o circo e matou 503 pessoas. 70% dos mortos eram crianças. Resultado da obsessão por dinheiro: 350 criancinhas mortas.


Até hoje, nenhum circo se estabelece naquela cidade.


O Mal Absoluto é sempre auto-destrutivo.


No Brasil, 70% das empresas vão á falência antes de completar 5 anos. Até aí, tudo normal: a proverbial incompetência tupiniquim para a administração e gerência é algo notório. Mas vão além disso: Empresários brasileiros não só afundam seu próprio negócio como também arruínam indústrias e mercados inteiros. O caso da indústria musical e das editoras de livros é só um exemplo clássico de executivos que em vez de dirigir empresas deveriam estar varrendo as ruas, coletando lixo e limpando latrinas.


Mais casos de obsessão nacional por dinheiro?


Um vagabundo seqüestrou uma menina pequena para pagar dívidas com brigas de galo.

Depois de receber o resgate, matou a criança sufocada e incinerou o pequeno cadáver.


Policiais militares mataram um menino com choques elétricos na frente dos pais. Motivo: suspeito de ter roubado uma moto.

Um menor de idade matou outro com uma facada ao tentar lhe roubar o boné.


Duas adolescentes de 13 anos mataram outra de 12 anos a pauladas e facadas e lhe arrancaram o coração.
Não demonstraram um pingo de arrependimento e ainda riram. Detalhe: as duas vadiazinhas são amantes de traficantes. E a vítima delas também: só que de uma quadrilha rival.


Taí um povo que mata por nada, mata por qualquer coisa. Brasileiro tem impulsos homicidas. Daí porque temos 50 000 homicídios pro ano. É a volúpia de matar no povo da maior nação católica do mundo.


Agora é só esperar a Copa do Mundo.

E as Olimpíadas.