quinta-feira, fevereiro 28, 2013

OSBA: CARLOS PRAZERES ADIANTA DESTAQUES DA TEMPORADA 2013

Maestro conversou com repórter logo após ensaio para o Cine Concerto do domingo passado. Concerto de abertura, que seria hoje, foi adiado por conta da greve nacional de seguranças

Fotos: Adenor Gondim / Divulgação

Enquanto o sol inclemente do meio-dia torturava os passantes do lado de fora, no interior refrigerado do Teatro Castro Alves, os acordes vibrantes de John Williams para o tema de E.T. ribombavam pela acústica perfeita da Sala Principal.

A música termina e o maestro Carlos Prazeres diz algo aos músicos, que logo retomam o último trecho da peça.

Satisfeito com o resultado, maestro e orquestra entram pelo tema do Superman. E depois, pelo de Rocky, Um Lutador.

Alguém sugere que Prazeres faça a regência de calção de boxe e depois suba correndo as escadarias do TCA – em referência à famosa cena de Sylvester Stallone saltando os degraus do Museu de Arte da Filadélfia –, para risos gerais.

Foi nesse clima leve e bem-humorado que a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) realizou seu ensaio na sexta-feira passada, para o Cine Concerto do último domingo – que aliás, não deu para todos que quiseram. A fila, segundo relatos de testemunhas, bateu na altura da agência do Bradesco (Garcia).

“Não imaginamos o tamanho do sucesso do Cine Concerto”, confessa Prazeres, durante entrevista, logo após o ensaio de sexta-feira.

“Deu tão certo que vamos desdobrá-lo com o Cine Concerto Kids, para outubro, com temas de desenhos animados como Tom & Jerry, Pernalonga, Pica-Pau e outros”, adianta.

Mas a Osba 2013 ainda reserva muitas surpresas ao longo do ano. “2013 promete ser absolutamente especial para a Osba. A Orquestra está de fôlego renovado graças ao programa de residências, que diminuiu bastante as baixas de músicos”, garante Prazeres, referindo-se aos músicos  contratados em regime de residência e que sanaram, ao menos temporariamente, um sério problema de esvaziamento da Orquestra.

“A Osba passou por um momento grave em 2012. Mas agora está bem melhor”, diz.

O jovial maestro, aliás, acaba de fixar residência em definitivo na cidade, a fim de se dedicar exclusivamente à gerência da Orquestra.

“O clima está ótimo e a Osba está em ascenção. Fizemos progressos nos últimos dois anos. Por isso mesmo, precisamos, mais do que nunca, do apoio das autoridades”, diz.

Ano pianístico

“E esse apoio tem sido dado. Mas é importante ressaltar que, apenas dois meses após a chegada dos músicos residentes, a Osba já estava lotando a Sala Principal do TCA. A verdade é que, neste momento, ela nunca esteve tão unida e empenhada em representar nossa riqueza cultural”, afirma.

Visivelmente entusiasmado, Prazeres adianta diversos destaques da programação da Orquestra ao longo de 2013.

“O concerto de abertura da temporada é emblemático para este ano, que chamamos de ‘pianístico’. Começamos com a participação do solista convidado, o pianista carioca José Feghali, que executará uma sinfonia fortíssima, a Quinta de Dimitri Shostakovich”, conta.

Os outros pianistas convidados ao longo de 2013 serão os brasileiros Jean Louis Steverman e Ricardo Castro, além da francesa Helene Grimaud.

“Será o ápice. Ela é uma das maiores do mundo. Vem em maio para fazer o Concerto Nº 5 Para Piano e Orquestra, de Beethoven”, avisa Carlos Prazeres.

Outros convidados são o baixo lírico Denis Sedov (russo), os maestros Enrique Diemecke (mexicano, das Sinfônicas de Buenos Aires e Bogotá) e Francesco La Vecchia (italiano, da Sinfônica de Roma).

“Há ainda as possibilidades de uma parceria com o Balé do TCA para  A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky, e de uma turnê da Osba, para 2014. Mas já este ano vamos viajar com Gilberto Gil para algumas capitais”, comemora Prazeres.


OSBA 2013: DESTAQUES DA TEMPORADA
  • Drummond em “Conserto”: Gratuito, em março, no Teatro Eva Herz, com peças de Guerra-Peixe e Ernani Aguiar, entre poemas do homenageado
  • 100 Anos de Walter Smetak: Com participação do grupo mineiro Uakti
  • 200 Anos de Richard Wagner: Concerto de gala em homenagem ao compositor
  • 200 Anos de Giuseppe Verdi: Concerto de gala em homenagem  ao compositor
  • Cine concerto Kids: Temas de desenhos animados famosos
  • Metrópolis: Exibição do clássico filme (1927) de Fritz Lang, com trilha ao vivo
  • Noite Americana: Concerto com peças de Leonard Bernstein, George Gershwin e Aaron Copland, com participação de Wagner Tiso
  • Gravação de disco: Antiga reivindicação. Será em homenagem a Jorge Amado, com a participação do Olodum (em negociação)
  • Pedro & O Lobo: Clássico infantil de Sergei Prokofiev, para outubro
  • Circulação: Turnê com Gilberto Gil, concerto no Festival Villa-Lobos (RJ), concertos no interior
Fonte: Carlos Prazeres / Osba

Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – Concerto de Abertura da Temporada 2013 / Solista: José Feghali (piano) / Amanhã, 20 horas / Teatro Castro Alves / R$ 20 e R$ 10

Concerto adiado por conta da greve nacional de seguranças. Uma nova data será divulgada pelo Teatro Castro Alves em breve.

Nenhum comentário: