sexta-feira, abril 26, 2013

RV CULTURA & ARTE COMEMORA 5 ANOS NESTE SÁBADO


Há cinco anos, fãs de quadrinhos soltavam fogos: a cidade finalmente tinha uma comic shop.

Mal sabiam eles que a RV Cultura & Arte, o estabelecimento em questão, tinha planos muito mais abrangentes do que vender gibis aos nerds locais.

À esta atividade, Larissa Martina e Ilan Iglesias, dupla responsável pela RV, adicionou uma intensa agenda de mostras e atividades na área das artes visuais, especialmente de artistas novos que dialogam com linguagens como grafite, HQ, tatuagem, impressos e outras.

Na tarde deste sábado, a RV espera receber habitués e novos amigos para comemorar a trajetória.

Na ocasião, lançarão uma série de serigrafias de artistas locais com os quais trabalham: Pablo Cordier, Rômolo (imagem ao lado), João Oliveira e Túlio Carapiá.

“Fizemos trinta cópias de cada, numeradas e assinadas. Sai por R$ 80 cada. Trabalhamos com serigrafias justamente para atrair uma galera mais jovem que quer colecionar arte, mas acha que é caro. Por ser um produto em série, uma serigrafia é mais acessível”, conta Larissa Martina.

Desde que abriu as portas  em 2008, a RV já abrigou mais de uma dezena de mostras (entre individuais e coletivas), lançamentos de HQs e tardes de autógrafos, fundou um selo editorial e já tem uma agenda de eventos até dezembro.

E justamente em dezembro, a RV deixa sede da Rua do Barro Vermelho e passa para uma outra: “Vamos para um prédio que está sendo construído. Um lugar bem maior, com tudo interligado: galeria, comic shop, livraria, auditório e espaço para workshop. A mostra de abertura será do Ígor Souza, nosso primeiro artista, a quem representamos desde 2008”, revela.

Pode visitar sem comprar

Mas daqui até dezembro, muita tinta ainda vai rolar. “Em maio teremos uma individual do Pedro Marighella. Já em julho,  coletiva do Burt Sun, Bel Borba e André Constantini”, adianta.

“Vamos trazer um pouco do novo trabalho dos três artistas, que mistura intervenção urbana, fotografia e vídeo. Teremos o filme que foi exibido no telão Jumbotron da Times Square de Nova York no ano passado, mais alguns frames selecionados”, conta a galerista.

A programação não para por aí: “Em agosto, individual do gravurista Nestor Jr. Em outubro, individual de Davi Caramelo com um trabalho de colagens. Finalmente, em novembro João Oliveira vem mostrar seus trabalhos de calcografia, ou seja, gravura em metal”, conta.

Jovem e articuladíssima, a dupla Larissa e Ilan não olha só para o mercado local. Em agosto do ano passado, marcaram presença no Salão de Arte, importante feira realizada no Clube A Hebraica, em São Paulo.

“Isso foi bem legal. Ficamos numa área de arte contemporânea e vendemos várias peças. As pessoas super gostaram dos artistas que representamos. Elas nem imaginavam que aqui tem uma arte contemporânea jovem, interessante e com essa pegada autoral forte”, relata.

As peças criadas com fogo de espadas (da mostra Correndo o Risco) do artista Zé de Rocha (foto ao lado), foram especialmente apreciadas.

“As pessoas ficaram enlouquecidas por que não entendiam aquele trabalho com as espadas”, conta Larissa.

Possivelmente a única galeria da cidade a dialogar com um público mais jovem, a RV espera desmitificar “a coisa do ‘cubo branco’, ensimesmado e cheio de obras inacessíveis”, define.

“Esses impressos e serigrafias são para mostrar ao público que podem vir só para  visitar. Dá pra comprar também, mas venham conhecer. Isso é muito importante no estabelecimento de um mercado”, conclui Larissa.

5 anos da RV Cultura & Arte / Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho / Tel.: 3347-4929 / Sábado, das 14 às 18 horas / http://rvculturaearte.com/

11 comentários:

Franchico disse...

Só uma informação.

Este é o milésimo post deste blog, desde que iniciou suas atividades (então com vários autores), em junho de 2004 - ou seja, milênios atrás.

Sim, são 1.000 posts em prol de porra nenhuma desde 2004.

Em honra a este fato tão importante, vou virar um copo de querosene hj a noite.

Alguém é de colar?

Franchico disse...

O companheiro Luciano Matos levanta uma possibilidade de comeback para Ronei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta....

http://www.nemo.com.br/elcabong/2013/04/a-volta-de-ronei-jorge-e-os-ladroes-de-bicicleta/

Franchico disse...

Cri-cri-cri-cri, fazem os grilos no silêncio deste blog.

Até que gosto desta quietude.

Franchico disse...

Wolverine vai subir no telhado.

http://www.bleedingcool.com/2013/04/28/the-death-of-wolverine-its-possible/

É, porra! Todo mundo morre - e depois volta (nos quadrinhos, claro). Por que esse tampa de binga não pode fazer o mesmo?

Franchico disse...

Que coisa. Carrie Brownstein, atriz principal de Portlandia, uma das séries que mais gosto atualmente, era guitarrista do Sleater-Kinney, trio pop punk feminino dos anos 90 que eu já gostava pracaralho...

http://en.wikipedia.org/wiki/Carrie_Brownstein

Portlandia é SEN-SA-CI-O-NAL. Diz o comercial que é sobre Portland, "a cidade aonde os anos 90 nunca acabaram". Hilário!

Mas queria me mudar pra lá assim mesmo.

(Ou justamente por isso?)

Franchico disse...

Esse clipe resume a proposta do programa: "The Dream of The 90's is Alive in Portland":

https://www.youtube.com/watch?v=FE_9CzLCbkY

Lindo e engraçado pra caralho.

Franchico disse...

PQP, e esse esquete com Eddie Vedder?

http://youtu.be/QEqj68woTwA

Melhor comédia da TV hj em dia.

OK, Community e 30 Rock ainda batem um bolão, mas essa é "carne nova".

Pelo menos pra mim.

Franchico disse...

Phoenix Jones, o uper-herói uniformizado de Seattle, está quase ganhando um phoenix-signal no teto da delegacia local:

http://www.bleedingcool.com/2013/04/29/seattle-police-and-phoenix-jones-a-new-chapter/

Que mundo maluco. Super-herois da vida real.

Franchico disse...

Mais um blockbuster imperdível para breve:

http://omelete.uol.com.br/pacific-rim/cinema/circulo-de-fogo-guillermo-del-toro-divulga-o-novo-trailer-do-filme/

Del Toro ruleia geral.

"Ruleia" é tão 2005!

Foi mal aí.

Mateus Borba disse...

Zé de Rocha é um grande artista. Todas as obras dele que pude ver, desde antes das experiências com as espadas, são incríveis.

Franchico disse...

Concordo, Mateus! O trabalho de Zé de Rocha, realmente, salta aos olhos e sempre causa impacto. Bem-vindo ao blog e volte sempre!