quinta-feira, maio 23, 2013

CALLANGAZOO, O ROCK LÚDICO QUE NASCE NO ZOOLÓGICO E DESCE PARA A GAMBOA NO SÁBADO

Uma banda que ensaia no zoológico e tem nome de animal só pode mesmo ser o bicho.

Hein?

Pois é: já vista nesta coluna neste blog ano passado (ou 2011?), a Callangazoo (foto: Patty Arruda) voltou com EP novo, temporada no Teatro Gamboa Nova e outras novidades.

Por exemplo: apesar de já estar ligado nas façanhas de “Cebola” Pessoa, líder da Callangazoo, desde sua banda anterior (Truanescos), o colunista blogueiro não sabia: a) a origem do nome da banda atual e b) que eles ensaiam no zoológico (!?!).

Explica, Cebola: “Bom, na verdade, a banda surgiu no zoológico. É que o baixista mora dentro da area do zoo, por que os pais dele trabalham na base de pesquisa metereológica que tem lá”, conta o vocalista.

“Nos fundos da casa dele tem um galpão aonde a gente monta os instrumentos para ensaiar. Aí um  dia apareceu o tal calango azulado, que acabou virando o nome da banda. A gente tava terminando a música Brinquedo, e aí ele apareceu e todo mundo parou: 'Você viu? Era azul', e tal. Daí veio o nome da banda com o 'zoo' de zoológico no final . Tem  gente que diz que é mentira. Mas é verdade, mesmo”, jura.

Brincadeira séria

Este é Cebola Pessoa, um sujeito muito criativo que, como diz sua música nova, “inventa é brinquedo”.

Brinquedo, aliás, é justamente o nome do EP novo da Callangazoo, que tem quatro faixas, foi produzido pelo funky soul brother Irmão Carlos e teve gravado parte no estúdio dele e parte no estúdio da ONG Pracatum.

Como tudo que Cebola faz, Brinquedo conjuga sua abordagem sempre lúdica às influências de rock brasileiro vintage (Raul, Robertão), funk, indie rock  e até guitarrada paraense.

“A gente inventa brinquedo pra caramba. Falando sério, a gente como artista independente, na busca por visibilidade, fica muito preocupado em dourar a pílula: ‘veja como é lindo o que eu fiz’ e tal", provoca.

"Mas o que a gente faz é inventar brinquedo mesmo, no sentido de buscar composições que comuniquem, que sejam diretas”, explica Cebola.

Além do vocalista, a Callangazoo conta com Bob Nunes (baixo), Andel Falcão (guitarra) e Leo Abreu (bateria).

Neste sábado, você pode conferir o último show da temporada deles no Teatro Gamboa Nova, com participação da Sertanília.

No dia 15 de junho, outro show, desta vez na Praia dos Livros, com a banda Vitrola Azul. Vai lá. Só periga você não querer sair mais da brincadeira.

Callangazoo / Show no Teatro Gamboa Nova / Sábado, 17 horas / R$ 20 e R$ 10 / Os 30 primeiros pagantes ganham de brinde CD do EP novo, Brinquedo

https://pt-br.facebook.com/Callangazoo

11 comentários:

Cebola disse...

Gratidão Chico, que sua jornada seja repleta de descobertas musicais.Parabéns pelo blog: isso aqui tá um oásis de cultura compartilhada! Abraço

Franchico disse...

Valeu, Cebola!

Franchico disse...

Depois de Christopher Lee, ninguém jamais poderá dizer que está muito velho para o rock 'n' roll:

http://omelete.uol.com.br/musica/christopher-lee-lanca-disco-de-heavy-metal-ouca/

Mata o véio! Digo, não mata, não!

Franchico disse...

Feliz aniversário, Mike Deodato Jr.!

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/mike-deodato-50-anos/

Cinquentinha!

Franchico disse...

Ainda sobre esse disco novo do Daft Punk, conheçam Joe Jeremiah, o mago do som 8-bit:

http://omelete.uol.com.br/musica/daft-punk-novo-album-e-remodelado-em-som-8-bit-veja-o-video/

Franchico disse...

André Mendes anuncia disco novo produzido por Solove:

http://www.monkeybuzz.com.br/artigos/5104/entrevista-andre-mendes/

Boa entrevista, ideias lúcidas.

Go André!

Franchico disse...

Não fui o único a prestar atenção ao grupo português Deolinda:

http://screamyell.com.br/site/2013/05/13/deolinda-ao-vivo-em-lisboa/

Franchico disse...

Ainda sobre o Deolinda, o Scream & Yell botou bandas brasileiras para gravar músicas de bandas portuguesas e vice-versa. A Do Amor gravou Movimento Perpétuo Asociativo, do Deolinda.

http://screamyell.com.br/site/2013/03/03/download-projeto-visto/

A banda portuguesa A Armada gravou Garotas Suecas. Ficou legal!

Franchico disse...

A quem interessar possa. SEGUE RELEASE:

INSCRIÇÕES PARA 2ª MOSTRA SESC DE MÚSICA COMEÇAM EM JUNHO

Artistas de Salvador e do interior do estado já podem se preparar para participar da 2ª Mostra Sesc de Música que será realizada em setembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, com o objetivo de difundir e estimular a nova produção musical no estado da Bahia, em seus diferentes gêneros e ritmos. As inscrições serão realizadas de 12 de junho a 12 de julho de 2013 e podem ser feitas presencialmente, pelo correio ou pela Internet.

Para participar da mostra, os artistas devem ficar atentos ao regulamento: as músicas devem ser inéditas, não podem ter participado de outras mostras, festivais ou projetos similares, bem como de trilhas sonoras de filmes, novelas ou comerciais. Também não podem ter sido registradas em CDs ou DVDs com tiragens acima de 1.200 cópias.

Ano passado foram inscritos 150 trabalhos dos quais 36 foram selecionados para o grande show de apresentação dos vencedores. Na primeira edição, foram inscritos 150 trabalhos dos quais 36 foram selecionados para o show de apresentação no Cine Teatro Casa do Comércio. Neste ano, poderão se inscrever compositores, instrumentistas, cantores e intérpretes maiores de 18 anos com, no máximo, três músicas por pessoa. Sem caráter competitivo, as músicas serão selecionadas por curadores, adotando critérios expressos no regulamento, que será amplamente divulgado.

SERVIÇO:
O quê: Inscrições para 2ª Mostra Sesc de Música
Onde: Teatro Sesc Casa do Comércio
Quando: 12 de junho a 12 de julho de 2013
Informações: 3273-8732
http://www.sescbahia.com.br/mostrasescdemusica
Gratuito

Franchico disse...

O bom e velho Clive Barker, ou melhor, o maligno e velho Clive Barker lançou uma nova HQ, Next Testament:

http://www.bleedingcool.com/2013/05/26/clive-barkers-next-testament-1/

Looks cool. Digo, looks evil!

andre L.R. mendes disse...

obrigado,chico! abs!