quarta-feira, junho 05, 2013

BOLLAND STRIPS! O ARTISTA DE CAMELOT 3000 E A PIADA MORTAL SE DESNUDA EM TRABALHOS AUTORAIS

Ídolo dos fãs no Brasil desde que abrilhantou com seus incríveis desenhos obras clássicas como Camelot 3000 e Batman: A Piada Mortal, Brian Bolland não tinha nenhum trabalho autoral só seu publicado por aqui.

Com o  recém-lançado álbum Bolland Strips! (Ed. Nemo), essa lacuna acaba de ser preenchida.

Dono de um dos traços mais firmes e precisos  da história das HQs, ele mostra aqui sua produção independente, já que até agora, só o que se conhecia dele no Brasil eram seus trabalhos para a DC Comics, já citados.

Basicamente, o álbum se divide entre duas séries escritas e desenhadas por artista inglês para editoras europeias: A Atriz & O Bispo e Sr. Mamoulian, mais algumas HQs curtas e ilustrações de portfólio.

Quem procurar por aqui traços dos seus trabalhos mais conhecidos vai quebrar a cara.

Mas pode ser recompensado com a descoberta de um artista muito mais completo e intrigante do que se supunha.

Bolland é famoso pelos desenhos detalhistas para Camelot 3000 e A Piada Mortal, HQ clássica do Batman escrita por Alan Moore.

Neste álbum, os fãs poderão descobrir um artista muito mais complexo do que  se imaginava por aquelas HQs.

A Atriz, o Bispo e o perplexo

A Atriz & O Bispo é sobre este estranho casal, formado por uma espevitada beldade em roupas provocantes e um senhor idoso, sempre em trajes eclesiásticos.

Eles vivem de forma muito comum,  em uma casa de subúrbio em Londres.

Os desenhos são no mais puro estilo Bolland clássico: detalhistas, hachurados, expressões faciais no limite do realismo fotográfico.

Mas são nos textos que o autor surpreende: é tudo em quadras, versos de quatro linhas que soam quase como nossos cordeis nordestinos (ponto para a tradução cuidadosa de Cassius Medauar, acrescente-se).

Como o próprio Bolland escreve em um texto introdutório, Sr. Mamoulian, a série seguinte, foi produzida em estilo bem mais despojado por que “desenhar estava me dando muito trabalho na época”.

Dado o nível de detalhismo que ele imprime em praticamente tudo o que faz, não pega bem culpá-lo.

Até por que Mamoulian também não decepciona.

Sujeito estranho, de olhos arregalados, cabelos espetados, acima do peso e em eterna expressão de estupor, Bolland diz que Mamoulian é ele mesmo.

Se for, representou muito bem sua perplexidade, característica inerente à quem se propõe artista.

Bolland Strips! / Brian Bolland / Tradução: Cassius Medauar / Nemo / 96 páginas / R$ 38 / www.editoranemo.com.br

Nenhum comentário: