quinta-feira, julho 25, 2013

NA BATIDA DA NIGHT

Hox, nova casa de música eletrônica no Rio Vermelho, dedicada aos DJs autorais, chama atenção para diversidade da cena noturna local

Há algumas semanas, Salvador ganhou um novo espaço para baladas de música eletrônica, com uma proposta bem específica.

Batizada Hox (fotos acima e abaixo: Fábio Peixoto), esta casa no Rio Vermelho é exclusivamente dedicada aos estilos menos comerciais do gênero, além de – garantem as sócias que respondem pelo local – não ficar restrito ao público GLS, tradicionalmente visto como o grande frequentador de clubes do tipo.

“Nossa intenção foi mesmo diferenciar a proposta da casa tanto das boates gays quanto dos espaços heteros mais comerciais, que tocam música eletrônica  em um dia da semana, sertanejo no dia seguinte, axé no outro e daí em diante”, detalha Silvia Passos, sócia da Hox ao lado de Márcia Franco – a mesma do Off Club, tradicional reduto GLS local, que no momento conclui uma reforma.

“Márcia está há muito tempo nessa cena. Ela mesma sentia isso, os DJs com quem conversamos também e até uma pesquisa de mercado nos disse a mesma coisa: havia uma lacuna para  uma casa nesses moldes, para o público heterossexual de Salvador. Daí resolvemos  transformar o Franco Café na Hox”, afirma Silvia.

Com o novo Off Club previsto para reabrir já no mês que vem, as sócias pensaram de forma bem pragmática: “Não poderíamos abrir uma boate para concorrer com a gente mesmo”.

De fato, a proposta é bem-vinda, mas fica uma questão delicada: como direcionar um espaço público de diversão noturna para uma parcela de público de determinada orientação sexual (no caso,  heterossexual)?

“Esse controle é feito a partir da escolha dos DJs e dos promoters. Os promoters atraem público para casa, certo? Se eu pego um promoter da cena GLS, ele atrai público GLS. Se for um cara da cena hetero, ele atrai o público dele. Na Hox trabalhamos  com promoters que passaram por casas como o Clube Ego, Twist Pub e Tarantino Bar, por exemplo”, explica Silvia.

Segundo Silvia, para diferenciar um clube GLS de um clube hetero, até a decoração conta: “O público GLS exige mais brilho, mais cor. Se você trabalha com tons cinza, grafite,  metálicos, identifica mais com o hetero. O próprio som do DJ difere. O DJ gay é mais bate-cabelo. Toca Rihanna, Lady Gaga, Madonna. Aí o hetero sabe que não é a praia dele”, ensina.

Entre DJs e produtores de festas eletrônicas da cidade, a proposta parece ter sido bem recebida, ainda que haja uma certa descrença quanto à orientação hetero da casa.

“Na teoria, o que eles defendem é OK. Mas na prática, acho complicado”, observa Zedu Carvalho, produtor da festa La Funhouze.

“Diante de toda a carga simbólica do nome de Márcia Franco, que é tão identificada com o GLS, e até pelo fato de a Hox ser bem do lado da San Sebastian (outro reduto GLS), acho que vai ser bem difícil elas fugirem disso”, opina Zedu.

Já a DJ e cientista social Adriana Prates (ao lado, foto Marcela Pimenta), uma veterana da cena local, lembra que música eletrônica e cultura gay estão intimamente ligados. “Está em vários livros sobre a cena disco, como ela serviu de contexto de formação da cultura gay”, diz.

Apesar de interessante, a estratégia para se definir a orientação sexual de uma casa noturna não é tão importante quanto o fato que a sua própria existência evidencia: “Hoje, em Salvador, você  tem lugares lotados tocando música eletrônica todas as semanas, para diferentes públicos. Salvador tem oferta”, nota Adriana Prates.

Nem tudo, óbvio, são flores fluorescentes. “Claro que uma cena forte mesmo, diária,  que se sustenta comercialmente, só existe no Brasil em São Paulo. Aqui, as coisas só começam a acontecer a partir de quinta-feira. E  sim, tem balada toda semana. Mas só se a pessoa não for muito seletiva. Se for, já complica um pouco”, vê Adriana.

Provavelmente, o DJ mais badalado da cidade hoje, Mauro Telefunksoul (foto: Fábio Peixoto) é residente da Hox  aos sábados, com a festa Concept, na qual mostra seu trabalho mais autoral.

“O lance da Hox é a oportunidade que vai dar aos DJs autorais, mais acostumados às raves do que às casas noturnas”, acredita.

“Agora, Salvador tem uma casa para DJs com repertório mais autoral e não uma simples parada de sucessos. Por que a música eletrônica dançante é isso: o DJ tem, sim, que trazer novidades, e não se limitar tocar o que já toca exaustivamente por aí. DJ que é DJ pesquisa”, reivindica Mauro.

Além de pesquisar, ele aponta como fundamental, para um DJ de responsa, produzir suas próprias  tracks: “Essa é a parte que mais me interessa: a produção. Tocar uma música na pista e depois nego perguntar e você dizer: ‘é minha’. Isso é o melhor de tudo”, vibra o DJ.

Mauro e Adriana foram membros do Pragatecno, coletivo (hoje desativado isso não é bem verdade, leiam mais abaixo) que, assim como o Soononmoon (este ainda ativo), foram pioneiros da cena eletrônica de Salvador, surgida a partir da segunda metade da década de 1990.

“Esse conceito de música eletrônica não-comercial é muito discutível. É que hoje em dia tudo circula, né”?, observa Claudio Manoel, DJ e jornalista, fundador do Pragatecno.

“Acho importante que o Hox surja com esse discurso, apesar de todos os clubes – fora os de rock ou pagode  – tocarem música eletrônica. O que falta é conseguir imprimir esse conceito na casa para apontar um caminho que forme, definitivamente, esse publico que prefira um som menos comercial. Espero que ela não se apresse pela grana e que tenha gosto pela estética e a cultura do DJ, em sua forma mais ampla”,  conclui.

Em tempo: o Pragatecno não está "desativado": "Nos retiramos de producões sistemáticas de festas, mas os DJs continuam atuando, aqui e em outras cidades. E Mauro e Adriana continuam, inclusive tocando em Salvador. Nossa atenção tem se voltado a incentivar a produção musical e oficinas, exatamente para alimentar a cena em outros aspectos", informa Claudio Manoel.

O Pragatecno, me corrigiu Adriana Prates, "não está desativado, apenas não temos feito festas de forma sistemática como fazíamos antes, temos nos dedicado a lançar a produção musical de nossos membros (inclusive fora do Brasil) através do selo Putz Records. Também realizamos oficinas e workshops de discotecagem e  produção. E ainda fazemos festas de vez em quando".

EXTRA: ENTREVISTA COM DJ NAZCA (DANILO MATOS), DA SOONONMOON

Falar de música eletrônica na Bahia é falar, necessariamente, dos coletivos Soononmoon e Pragatecno, grupos pioneiros estabelecidos em meados dos anos 1990.

Sobre o Pragatecno, ficamos sabendo mais acima. Quanto ao Soononmoon, este continua realizando - ou melhor, materializando - raves enormes em sítios afastados, geralmente pros lados de Camaçari, Lauro de Freitas ou da BR 324.

Nesta entrevista, Nazca (foto Caroline Paternostro), que também foi vocalista da extinta banda Arsene Lupin (do folclórico guitarrista Adriano Batata Amado), fala brevemente do cenário eletrônico atual, da Hox e do processo de profissionalização do coletivo que integra.

Recentemente, abriu-se no Rio Vermelho uma nova casa - a Hox - exclusivamente dedicada à música eletrônica e performance de DJs - além de ser, garantem as sócias que respondem pelo espaço, dirigida ao público de música eletrônica em geral e não apenas ao público GLS. Como vc vê esse fato? Ele sinaliza uma evolução de mercado? O que isso significa para vc, como pioneiro da cena eletrônica local?


DJ Nazca: Acredito que Salvador tem uma carência gigante de um club somente dedicado à música eletrônica. Já era tempo do Hox aparecer. Desejo que tenham sucesso na empreitada, variando as noites para cada uma das cenas mais ativas na música eletrônica na cidade: psytrance, house, techno, dubstep. hip hop. Acredito que se houver uma política de festas mais diversificadas e uma boa divulgação, teremos com a Hox um importante passo para acena eletrônica de Salvador.

Apesar ter uma oferta razoavelmente constante de festas e noites de música eletrônica, Salvador também oferece qualidade nesse campo? Ou é só quantidade? O que difere uma boa festa de música eletrônica de uma ruim?

DJN: Existe sim qualidade na cena eletrônica de Salvador. Boas festas, bons DJs, bins núcleos, cenários exuberantes. Tem o Carnaval cada vez mais eletrônico. Faltava um club. Vamos ver se o Hox muda um pouco essa história. A quantidade de eventos eletrônicos em Salvador é apenas um sinal de que essa cena chegou com força e pra dar uma chacoalhada no pobre entretenimento da Salvador de hoje em dia.


Sabemos que um DJ dos bons não apenas toca música, mas também a produz. Sei que vc produz. Como é esse desafio para vc? Vc procura agradar seu próprio gosto antes ou ao dos frequentadores de suas festas?

DJN: Eu ainda não produzo a minha música. Sou apenas DJ. Músico? Não. Maestro sim. Na verdade, amo ser DJ, amo contar a minha história em 60 minutos, evoluir um som, criar uma narrativa de sons abstratos e sentimentos. E como DJ, existe uma parte que é entreter aquelas pessoas, deixarem elas dançando, se divertindo. Por outro lado, existe a intenção estética do DJ, de mostrar para aquelas pessoas a sua linha de som, o seu conceito, a sua definição de um som bombástico para a pista de dança. Existe o equilíbrio entre essas duas tendências.


Como pioneiro do cenário com a Soononmoon, como vc vê a passagem desses anos todos? Houve uma evolução local? Como foi o processo de profissionalização da Soononmoon, produzindo festas grandes como as que vcs produzem?

DJN: Sim, vejo com muitos bons olhos esses novos tempos do nosso cenário eletrônico local. Depois de muito cultivar, desde quando a Soononmoon começou em 1997, hoje vemos uma cena madura, crescente, que atrai novos adeptos a cada materialização. Com a Internet e com as redes sociais e as novas ferramentas de compartilhamento de informação, vemos essa galera mais nova querendo um som eletrônico, ao invés de buscarem os mesmos ritmos de outros Carnavais.

8 comentários:

Anônimo disse...

Chico, só um comentário: música eletrônica, como você bem sabe, não é exclusividade dos DJs (que aliás fizeram excelente serviço), e muito antes dos coletivos aparecerem esta já existia na Bahia, talvez sem o alcance que teve do final dos 90 pra cá. Cacau Celuque, meu finado amigo-irmão Edu Silva e muitos outros, que já nos anos 80 produziam coisas muito a frente. Um abraço, andré t.

Franchico disse...

Taí, André. Eu não sabia, não. Juro por Jah. Como diz um amigo meu aqui do periódico, "Wim Wenders e aprendenders"!

Anônimo disse...

É que esse assunto dispara uma série de sentimentos em mim, desde que comecei a mexer com isso em algum momento da primeira metade dos anos 80, mas no momento em que conheci o Edu Silva e o Cacau Celuque, percebi que o buraco era MUITO mais embaixo. De repente essas pessoas falavam sobre construção de novos instrumentos e novas interfaces homem-máquina, para abrir novos horizontes, e faziam acontecer. Claro que o que eles faziam era bem menos comercial do que o DJ moderno menos comercial faz, e na época não existiam casas noturnas, ou sequer público para isso. Era taxado simplesmente de música de robô.
andré t

Franchico disse...

Música de robô. Claro. Faz todo sentido, quando pensamos em Kraftwerk.

Franchico disse...

Que história absurdamente do caralho.

http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2013/07/22/nove-partiram-apenas-um-chegou/

Dava um filmaço. Além desse doc que já existe, claro.

Franchico disse...

Atrasado, mas ainda vale:

RIP Dominguinhos.

http://www.dominguinhos.art.br/v2/

Tive a honra de assistir um show dele no único São João que passei no interior em toda minha vida, em Amargosa, junho de 1992. Certamente, a melhor memória daquela noite fria do cão.

Pena que nunca rolou a oportunidade de entrevista-lo.

Franchico disse...

O espetacular Deolinda é assunto no SY:

http://www.screamyell.com.br/

Fico de cara com a vitalidade criativa do fado pop dessa banda.

Olha que nunca ouvi fado. Mas a linguagem mezzo pop mezzo erudita mais a intensidade dos arranjos e da vocalista, a incrível Ana Bacalhau (sério!) me renderam de vez.

Ouçam Musiquinha, Medo de Mim e Parvo Que Sou e me digam se estou errado.

Me impressionou mais do que qualquer coisa do Brasil que ouvi ultimamente.

Franchico disse...

Caralho, parece sacanagem.

Os portugas se apresentam em Pernambuco e SP esta semana:

http://www.deolinda.com.pt/

Festival de Inverno de Garanhuns.

Cadê que não teve uma série TCA ou ninguém esperto o bastante para traze-los a Salvador? Cadê? Merda.