quarta-feira, novembro 13, 2013

ENSAIO DA FANFARRA LA ROQUESTRA LANÇA O BLOCO DA ROLHA MONSTRA

Depois de  tempos acomodado, o público que gosta de Carnaval, mas não necessariamente gosta do que lhe é oferecido pelos grandes blocos e suas crias corporativas (os camarotes), tem se movimentado para criar a própria folia.

O Bloco da Rolha Monstra é a opção da hora.

Animado pela fanfarra (ou charanga) La Roquestra (fotos: Carla Galrão), o bloco levará para as ruas do Rio Vermelho repertório de clássicos (e hits recentes) do rock e do pop em marchinha.

Quem quiser conferir, pode ir no primeiro ensaio aberto da Roquestra, depois de amanhã, no Portela Café.

“Foi no ano retrasado que começou esse papo”, conta o administrador Victor Monteiro, um dos diretores do bloco.

“A gente que gosta de rock e outros tipos de música que não a reinante só tinha duas opções no Carnaval. Ou a gente viajava ou ficava reclamando”, conta.

Cansado de reclamar, Victor e seus amigos resolveram botar a mão na massa.

“Resolvi que a gente também tem direito de brincar e ouvir o que a gente quiser. Então vamos voltar aos blocos de rua, como tem no Rio de Janeiro e Recife”, afirma

Bloco de fanfarra (ou seja: apenas com instrumentos de sopros e percussões), sem cordas e com a banda no chão, o Rolha Monstra foi pra rua à toque de caixa.

“Em 15 dias consegui umas camisas e escrevi os arranjos para seis ou sete músicas com Jovan Pacifico (trompete)", conta.

"Ensaiamos até o dia de sair (quarta-feira da semana de Carnaval) e fomos pra Barra. A resposta foi tão positiva que vi que existe um filão, por que a  procura foi grande”, relata Victor.

O protagonismo dos sopros

Agora, com mais tempo, Victor arregimentou uma banda de feras da música profissional: Normando (trompetes), Cayo (sax alto), Lucas Santana (sax tenor), Leo Couto (sax barítono), Fernando e Thim (trombones), Eduardo (sousafone), Rex (caixa) e Humberto (bumbo).

No repertório, só hits: Smells Like Teen Spirit (Nirvana), Killing in The Name (Rage Against the Machine), Paranoid (Black Sabbath), The Trooper (Iron maiden) e Highway to Hell (AC/DC), além de Beatles, Rolling Stones, Daft Punk, Cee-Lo Green e até Lady Gaga.

"Inclusive, a gente costuma jogar um frevo tradicional no meio de uma música do Black Sabbath e fica bem divertido", conta Victor.

“Cara, eu tô me divertindo demais”, conta Rex, baterista dos Retrofoguetes.

“Fora que era esse era meu sonho, tocar numa fanfarra, sabe? Tocar e andar ao mesmo tempo. Quando Victor me convidou, eu aceitei na hora”, conta o músico.

Tanto Victor quanto Rex reiteram que, para além da diversão, o bloco está cumprindo um papel de valorização dos instrumentos de sopro na música local.

“Promove a aproximação da galera de sopros com os músicos de percussão. Esses caras tocam na Osba, acompanhando artistas do Carnaval e tal. Agora eles estão se atentando para outras possibilidades, nas quais eles são os protagonistas. Por que quase sempre eles só figuram como  coadjuvantes”, vê Rex.

“Isso começou com a Orkestra Rumpilezz. Foi Letieres Leite quem nos mostrou que é possível fazer projetos de sucesso com sopros”, acredita Rex.

“Essa é o grande aprendizado aqui: os caras de sopro são os protagonistas, a voz. Tem sido bem interessante”, diz Victor.

Ensaio da Fanfarra La Roquestra / Quinta-feira, 22 horas / Portela Café / R$ 20


2 comentários:

Ernesto Ribeiro disse...

Miley Cyrus maconheira --- ex-Hannah Montana fuma um beck no palco do MTV European Music Awards:


http://musica.terra.com.br/holanda-podera-multar-miley-cyrus-por-fumar-maconha-no-ema,f7b83120cad42410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html


Franchico disse...

Bio do "Autor Original" para baixar grátis - mas só para quem tem o sistema iOS da Apple.

http://www.universohq.com/noticias/biografia-alan-moore-disponivel-para-download-gratuito/

Vendidos de merda!