terça-feira, março 11, 2014

ESPAÇO CULTURAL DO IRMÃO CARLOS OFICIALIZADO

Contemplado em um edital de dinamização de espaços, o Dona Neuza garante festa tradicional e realização de oficinas pelos próximos seis meses

Don Carlinhos, senhor dos seus domínios. Foto Denisse Salazar
A persistência pode até tardar, mas uma hora ela dá resultado.

Dez anos depois de seu início, a festa Faustão Falando Sozinho, do músico Irmão Carlos, ganha reconhecimento oficial através de um Edital de Dinamização de Espaços Culturais (nº 23/2012), da SecultBA.

A partir do dia 6 abril, o Espaço Cultural Dona Neuza vai abrigar durante seis meses – além da festa mensal também conhecida como Domingo de Cabeça Pra Baixo – o projeto Ponto Sonoro.

Tudo acontece no “complexo” de Dona Neuza, a simpática mãe do Irmão Carlos, que dispõe de bar, espaço para shows e um estúdio de ensaios e gravações – o Caverna do Som.

Com um apoio governamental no valor de R$ 99.940 (informa o site da SecultBA), a ideia é estabelecer o espaço como referência do circuito de música independente, oferecendo, além dos shows a cada primeiro domingo do mês, oficinas, palestras, programas de web TV e ensaios gratuitos para bandas iniciantes.

“É um projeto ousado, que tem muito detalhe, muita coisa pra fazer e pouco dinheiro”, afirma Carlos Fernando Ribeiro Paiva Júnior, o Irmão Carlos.

Tudo começa no dia 6 de abril, quando a festa Domingo de Cabeça Pra Baixo botará no palco do Dona Neuza a banda anfitriã do dono da casa – Irmão Carlos & O Catado – e mais duas outras convidadas, ainda a serem divulgadas.

“Como fazemos há dez anos, minha banda toca em todos os Domingos de Cabeça Pra Baixo. Na verdade, o  evento surgiu para a gente poder tocar. A banda e o evento caminham juntos. Não existe Domingo de Cabeça Pra Baixo sem O Catado”, estabelece Carlinhos.

Any given Sunday - de cabeça pra baixo no Marback
Subsidiado é mais gostoso

Além dos shows, o Espaço Dona Neuza oferecerá oficinas de Produção Musical, Executiva e Coordenação de Produção, Produção Fonográfica, Assessoria de Comunicação, Fotografia e Design Gráfico.

“Tudo com inscrição gratuita e sem qualquer tipo de restrição. Qualquer pessoa interessada pode participar. A inscrições logo estarão disponíveis no site do espaço”, diz.

Agora com sua iniciativa de dez anos apoiada por um órgão do governo, Carlinhos diz que “é bacana ter esse reconhecimento – principalmente por ser subsidiado, já que aqui é um local aberto, na rua mesmo, não tem nem como cobrar ingresso”, percebe o músico.

“Subsidiado, todo mundo trabalha feliz, já que antes era tudo pelo nosso bolso: aluguel de som, equipe técnica etc. O dinheiro que entrava era da venda de cerveja”, conta.

Agora, Carlinhos e seus parceiros trabalham na seleção das bandas que vão se tocar e dos profissionais que vão ministrar oficinas ao longo dos próximos seis meses.

“Pretendemos aproveitar também artistas do cenário independente nacional que estejam passando pela Bahia. E não só para fazer shows, mas também para bate-papos com o público, palestras”, afirma.

A coroa punk e o cadeirudo

Dona Neuza, a própria, em momento "buliçoso"
Com centenas de edições, algumas interdições da Sucom e tudo o que advém de uma festa que nasceu na rua, Carlinhos afirma que “o melhor de tudo é a integração social. O Espaço fica bem na intercessão entre um conjunto habitacional (Marback), uma favela (Barreiro) e dois bairros (Imbuí e Boca do Rio)”, diz.

“Então mistura moradores de todas essas localidades, mais os frequentadores que vem de outros pontos da cidade”, observa.

Depois de dez anos, muitas histórias e personagens são lembradas aos risos por Carlinhos e sua mãe.

“Tem um cara que tem uma bunda desse tamanho, um cadeirudo que fica na frente do palco, fazendo uma dancinha, conhecido como Bahia Quieta. É por causa do bordão dele, que é ‘Deixa a Bahia Quieta, rapaz’’, conta.

Mas ninguém é mais querido por ali do que a própria Dona Neuza. Apreciadora contumaz de uma cerveja gelada, a senhora de 71 anos costuma subir no palco para cantar e dançar com as bandas.

“Quando a música bole comigo, eu subo”, conta, copo na mão.

“Sou parente de Dercy Gonçalves. Hein? É que eu sou pornográfica, meu filho”, afirma.

“Tô dizendo? Minha mãe é a coroa mais punk da Bahia”, orgulha-se Carlos, o bom filho.

Domingo de Cabeça Pra Baixo /  Irmão Carlos & O Catado, mais duas bandas / Espaço Cultural dona Neuza / Rua Pedro Batista de Almeida, casa 01, Conjunto Marback, setor 2, Boca do Rio / 6 de abril, 16 horas / Gratuito

Programação e inscrições no www.espacodonaneuza.com.br

9 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Vida longa a Dona Neuza. Vida longa ao rei do Marback! Carlinhos, das melhores figuras que existem nessa terra!

Franchico disse...

....E eis o Flash do novo seriado do Ligeirinho que chega no vácuo de Arrow - que cegou no vácuo de Smallville...

http://www.bleedingcool.com/2014/03/11/full-flash-costume-revealed/

Franchico disse...

Yo La Tengo e Asian Dub Foundation em SP.

http://omelete.uol.com.br/musica/yo-la-tengo-confirma-show-em-sao-paulo

http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2014-02-13/virada-cultural-paulista-tera-asian-dub-foundation-criolo-ira-e-emicida.html

E por aqui..........?

The dream of the 90's is alive in Cine Joia...

Franchico disse...

E Macy Gray. Naaada mal.

https://www.facebook.com/cinejoia

reverendo t aka Tony Lopes disse...

Dona neuza e Irmaõ carlos são figuras imnportantissimas da cena alternativa da bahia e do brasil, creia

rodrigo sputter disse...

Rapá Carlinhos é FODA!!
99 mil é pouco, pra o que eu vejo de gente ganhando mais do que isso e fazendo maracutaia...mas deixa quieto...o homi ganhou e merece...e trabalha muito, trampei com ele ano passado nuns eventos que ele fez...produção séria e bandas boas!!

+ 110 anos de vida pra D. Neuza, Carlinhos, o catado e os domingos no marback!!

Nei Bahia disse...

Chicão, de volta na praça...


http://www.4shared.com/mp3/lja8Ms5Kce/2014-02-19-21-33-13.html

Franchico disse...

Algo muito escroto aconteceu na ultima edição de Walking Dead - a HQ - publicada nos EUA.

http://www.bleedingcool.com/2014/03/12/todays-walking-deads-cliffhanger-is-all-youll-be-talking-about-for-the-next-two-weeks/

Ou é pilha pura?

Logo saberemos.

Pena que a HQM parece ter "esquecido" de continuar publicando os encadernados, concentrando seus esforços na HQ quinzenal que vai pra bancas.

Daqui a pouco a revistinha alcança os encadernados e aí vou ter que passar pras revistinhas...

Franchico disse...

Foi só eu reclamar:

http://www.planetagibi.net/2014/03/checklist-variados-livrarias-marco-2014.html