quarta-feira, setembro 24, 2014

VELHA ESTRADA, ABORDAGEM DIFERENTE

Aos 56 anos, Álvaro Assmar chega ao sexto álbum, The Old Road, com show de lançamento amanhã

O velho bluesman e sua nova Gibson Les Paul modelo 1960. Ft: Laryne Nascimento
Comumente saudado como precursor e mestre do blues na Bahia, Álvaro Assmar chega ao sexto álbum de carreira com sua obra ao mesmo tempo mais fiel e mais acessível ao público leigo, não tão ligado ao gênero.

The Old Road, que tem show de lançamento amanhã, no Teato do Irdeb, tem tudo o que um fã de Álvaro e de blues espera: as levadas manhosas características, as letras sofridas (algumas em português, outras em inglês), os belos solos.

Mas também é, tranquilamente, o álbum mais conciso da carreira do bluesman, com apenas uma faixa mais longa (a arrastada Dependência) e o resto delas variando entre os 2 minutos e meio e 4 minutos.

Melhor que isso: com  solos mais enxutos e diretos e canções mais curtas, o álbum ficou com um estilo que remete aos melhores momentos radiofônicos de bluesmen como Eric Clapton ou Gary Moore, por exemplo.

Melodiosas, faixas como I Wanna See You Again ou Kiss Me Again (o “Again” repetido é coincidência) estão entre as melhores do CD e tem apelo pop para frequentar as playlists das rádios menos popularescas.  

Álvaro conta a nova abordagem foi mesmo intencional. “Só incluí músicas que qualquer um pode pegar e sair tocando no violão. Agora, vou te contar, nunca pensei que fosse tão difícil tocar simples. Fiz um disco para os leigos, mesmo”, conta.

“É que uma coisa que sempre percebi é que, muitas vezes, por querer se esmerar demais, o músico acaba fazendo discos só para outros instrumentistas, esquecendo que o povo só quer ouvir uma boa música e se divertir”, detalha Álvaro.



Tributo ao Ramal 12

Com 13 faixas, The Old Road traz 11 delas de  autoria do próprio Álvaro.

Ramal 12, banda clássica do rock local, gravada por Álvaro. Foto: Hamilton Penna
As outras duas são uma de seu filho, o também guitarrista Eric Assmar (Just Need The Blues) e a outra é uma antiga canção resgatada do repertório da Ramal 12, antológica banda da cena roqueira local dos anos 1980: Nessa Cidade.

“Isso é um tributo ao Ramal 12, que nunca gravou essa música. Eu ia muito aos shows deles e essa era a música que eu mais gostava”, relata.

“Quando eu falei para o Cláudio Lacerda, Marcão Botelho e Eduardo Scott (autores) que queria fazer essa música, eles nem acreditaram, por que não a viam dessa forma. E assim eu gravei essa canção tão linda que estava esquecida”, conta.

No álbum, Álvaro contou com participações de grandes músicos locais e nacionais, como Adriano Grineberg, Miguel Archanjo, Cristiano Macchi, Marquinho Carvalho, José Luiz Lima (órgãos Hammond, pianos), Caio Dohogne (bateria) e Nivaldo Cerqueira (sax).

“No fim das contas, as ideias fluíram legal, com  as pessoas muito envolvidas. Me senti em um abraço coletivo, com  todos querendo que o trabalho desse certo e colocando energia para a coisa decolar. Estou muito feliz com o resultado”, conclui.

No palco, ele toca com a Mojo Blues Band: Octavio Américo (baixo), Rene Almeida (bateria), Eric Assmar (guitarra e voz) e Cristiano Macchi (Teclados).

Álvaro Assmar / Show de lançamento do álbum The Old Road / Amanhã, 21 horas / Teatro do IRDEB (Rua Pedro Gama, 413, Federação) / R$ 30 (o teatro só aceita dinheiro em espécie)

Álvaro Assmar / The Old Road / Independente - Star Blues / www.alvaroassmar.com.br / A venda em shows e na loja Pérola Negra / R$ 30


A foto da banda Ramal 12 foi pescada do blog http://coveirosdocover.blogspot.com.br.

Nenhum comentário: