terça-feira, outubro 07, 2014

TOCO Y ME VOY, DE SALVADOR, NÃO TEM SOTEROPOLITANO, MAS TEM SANFONA E RODA O MUNDO

Toco Y Me Voy. Foto: Ariano de Luccia
Na ativa desde 2011, o quarteto Toco Y Me Voy tem rapidamente se tornado uma das bandas preferidas da rapaziada que todo fim de semana faz o circuito alternativo do Rio Vermelho, entre o Commons, o Dubliner’s e o Portela Café etc.

Faz sentido ao se ouvir as faixas que a banda já soltou em um EP: de espírito livre, a Toco Y Me Voy não é rock, não é MPB, não é música regional e ao mesmo tempo tem um pouco de tudo isso em sua receita sonora, bem ao gosto da rapaziada que hoje está na casa dos 20, 30 anos.

À frente do grupo está o sergipano de Aracaju Thiago Ribeiro (voz, guitarra e bandolim), que admite: “Eu tava de saco cheio do rock queria uma concepção diferente”, conta.

Ao lado do baterista argentino Andrés Cisilino, Thiago recrutou Daniel Neto (de Ilheús, no acordeom e escaleta) e Gustavo Marimbá (de Florianópolis, no baixo).

Ou seja: uma banda soteropolitana na qual ninguém é de Salvador.

“Pois é, deu uma liga nisso. Eu moro aqui há 20 anos e o Andrés está no Brasil há muito tempo. Nos conhecemos na Escola de Música da Ufba, onde fomos colegas”, conta.

Aracaju, Floripa, Itália

Toco Y Me Voy em Roma. Foto: Ariano de Luccia
De um ano para cá, a Toco Y Me Voy começou a rodar mais.

“Já fizemos muitos shows por aqui, tocamos em Sergipe algumas vezes e em Floripa fizemos dez shows. E era para ser só uns dois, de tão boa que foi a recepção lá. Acho que eles tem mais familiaridade com essa textura de som que a gente faz. No quarto ou quinto show já tinha gente cantando junto”, relata.

E em setembro agora a trupe invadiu o sul da Itália no festival Brasilicata Tour, que botou um monte de músicos brasileiros para tocar pelas cidades da região da Basilicata (Nápoles, Maratea, San Paolo Albanese etc).

De Salvador, a cantora de reggae Soraia Drummond (já vista na coluna) também foi lá.

“Marcou demais. Foram  sete shows. Eles disponibilizaram um furgão com todo o equipamento e roadies. A gente só entrava no carro e ia tocar. Foi maravilhoso”, conta Thiago.

“Inclusive, só fomos por que fomos aprovados em um edital de mobilidade artística da Secult, que disponibilizou o dinheiro das passagens. Sem isso, não teria rolado”, agradece.

Agora, a banda prepara mais um EP e planeja voltar a Florianópolis e à Europa, para os festivais da temporada  2015.

Neste sábado, o quarteto se apresenta no Dubliner's, com outro expoente dessa nova cena local de MPB jovem: Kalu.

Toco Y Me Voy e Kalu / Sábado, 23 horas / Dubliner’s Irish Pub / R$ 15

Ouça: www.tocoymevoy.com.br


NUETAS

Billic Roll,  Cobra City

As bandas Billic Roll e Cobra City abrem o mês de outubro do projeto Quanto Vale o Show?, no Dubliner’s. A partir das 18 horas, pague quanto  você acha que vale. Ainda vai ter hip hop e Eduardo Cachaça, se ligue.

Nelsons no Pelô

Os Nelsons, celebrada  banda de Paulo Afonso, faz show de lançamento do EP  Gravidade no Largo Pedro Archanjo (Pelourinho), com abertura de TrapFunk & Alívio, mais  Mr. Armeng e Vandal participando. Sábado, 20 horas, R$ 5 e R$ 10.

Agora vai, Van?

Anunciado nesta coluna semana passada, o show das bandas Van Der Vous, Teenage Buzz e Mapa seria sábado passado no Dubliner’s, mas acabou sendo transferido para este sábado, dia 11. 18 horas, R$ 5.

Inventura cá e em Feira

Inventura, banda bacana de Alagoinhas vista há poucos meses por aqui faz uma série de shows para lançar seu primeiro álbum. Depois da cidade natal e Vitória da Conquista, o quarteto chega à Feira de Santana (sábado, no Antiquário, com Os Jonsóns e Insert a Coin) e Salvador: domingo, 16 horas, no Espaço Cultural Dona Neuza, com  Irmão Carlos & O Catado e A Flauta Vértebra, grátis.

5 comentários:

Rodrigo Sputter disse...

Um broderzão meu toca na toco, Gustavo, excelente baixista e pessoa...

Esse papo de "cansei do rock", do formato, pra mim é tão besta...o rock é tão vasto, mas a galera num pesquisa, só pode...e a banda tem "uma pegada rock", um formato rock...e eu nunca me prendi ao rock...sempre ouvir várias músicas, embora o rock seja o que mais me identifico...antes mesmo de samba virar moda nessa zorra, eu já ouvia...agora é cult...

Bela iniciativa essa das 3as feiras...se der eu vou.

Domingo tou trampando lá em Carlinhos...verei todos os shows...

Rodrigo Sputter disse...

ouvidos, preparai-vos:

http://www.metro1.com.br/nova-lei-do-silencio-entra-em-vigor-nesta-terca-feira-5-53214,noticia.html


A saúde sempre em último lugar...e em 1o o $$$$.

Franchico disse...

Pois é: projeto de vereador do PT, sancionado por prefeito do DEM. Tão vendo por que é PURA BABAQUICE tomar partido nesse país? Todas as siglas estão a serviço da grana, não do povo. CHUPEM, REACIONÁRIOS DE FACEBOOK.

Rodrigo Sputter disse...

é...pior que quero votar nulo no 2o turno...mas as pessoas petistas ficam nessa "mas man, aécio vai ganhar", não é por causa do meu voto que num vai...claro que não gosto do aécio...mas num quero votar em ninguém...vou ver se voto e me coligo pra ver se ganho alguma coisa-hehehehe

Rodrigo Sputter disse...

Acabo de saber que é Honkers que vai tocar nesse show, tamos marcados desde o dia 29 e eu nem sabia...que tipo de cara sou eu??
hehehehehe
nem sou informado de show de minha banda...um bróder que me avisou hj-hehehehe