sexta-feira, abril 15, 2016

POLICIAL PARA UMA NOSTÁLGICA SESSÃO DA TARDE

Estreia: Baseado no clássico infanto-juvenil, O Escaravelho do Diabo é bonitinho, mas não convence

Hugo Foguinho (Cirillo Luna) e Alberto (Thiago Rosseti) , irmãos na trama
Leitura obrigatória para quem cresceu entre os anos 1970 e 80, o policial infanto-juvenil O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida (1910-2005), tirou o sono de muito moleque com sua trama de um psicopata que só mata pessoas ruivas.

Sua adaptação cinematográfica, porém, dificilmente deixará alguém acordado dentro dos cinemas.

Apesar de bem-intencionado, o filme dirigido por Carlo Milani tem alguns pecados.

O primeiro é o elenco, cujos atores parecem operar no piloto automático, recitando suas falas sem determinação.

Mesmo artistas consagrados, como Marcos Caruso e Jonas Bloch, rendem mal, comprometendo a imersão do espectador que tenta acreditar no que vê na tela.

A produção em si parece ser barata – apesar de ter a Globo Filmes entre seus realizadores.

A cantora Verônica (Bianca Müller), ruiva, grava um clipe na cidade. Má ideia
O clímax, com direito a uma igreja em chamas, chega a ser constrangedor, lembra cena de novela da própria Globo, só que dos anos 1980.

Detetive batutinha

Mas o maior de todos os pecados contra a verossimilhança tenha sido a alteração do personagem principal, Alberto.

No livro, ele é um jovem estudante de medicina – portanto, alguém na faixa dos 20 anos, ou perto disso.

No filme, Alberto é um menino de 13 anos metido a detetive – interpretado por Thiago Rosseti, de interpretação artificial.

A edição original da Col. Vaga-Lume
Após ter seu irmão  mais velho Hugo "Foguinho" (Cirillo Luna) assassinado, Alberto resolve “investigar”.

A princípio, o detetive batutinha não recebe nenhum crédito do Inspetor Pimentel (Caruso) pela descoberta de que as vítimas do psicopata que aterroriza a idílica cidade de Vale das Flores são todas ruivas e recebem um escaravelho.

Claro que, até a tela preta com os créditos finais, Alberto será recompensado com afagos na cabeça e um beijo inocente da namoradinha, Rachel.

Enfim, O Escaravelho do Diabo é uma doce sessão da tarde que poderá ter algum apelo junto a adultos nostálgicos que leram o livro pela Coleção Vaga-Lume, mas dificilmente convencerá millennials viciados nos bilionários filmes de super-heróis.

O Escaravelho do Diabo / Dir.: Carlo Milani / Com Marcos Caruso, Thiago Rosseti, Jonas Bloch, Cirillo Luna / UCI Orient Shopping da Bahia, UCI Orient Shopping Paralela, UCI Orient Shopping Barra, Cinemark, Cinépolis Shopping Salvador Norte, Cinépolis Bela Vista / 12 anos

6 comentários:

Franchico disse...

Um membro do partido de esquerda PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), aqui do Brasil, escreveu um artigo criticando o filme Capitão América: Guerra Civil, que estreia daqui a uns dias.

Enquanto aqui no Brasil o artigo foi visto como uma piada, os diretores vieram a público dizer que adoraram o texto e consideraram a análise “bastante precisa”.

https://br.cinema.yahoo.com/post/142812013631/diretores-de-capit%C3%A3o-am%C3%A9rica-guerra-civil

Será que aquele moleque, o jaspion da direita, ia ter capacidade para fazer uma análise dessas?

Claro que não, ele ia dizer que o Tony Stark é que tá certo, já que ele vive de papagaiar aquela balela entreguista de "estado mínimo".

A esquerda pode não ser o ideal, e obviamente tem muitos problemas, especialmente quando assume o poder (como sabemos, o poder corrompe).

Mas que, em termos de inteligência e lógica (sempre voltados a uma ótica mais humanista), sempre esteve milênios luz a frente da direita, para mim é algo meio óbvio.

Franchico disse...

Aí ó, enquanto os otários aqui embaixo (coxinhas e mortadelas, sem distinção) se digladiam por esse impeachment criminoso, os criminosos de verdade (aqueles do Congresso) aprovam as leis mais escrotas sem ninguém perceber, inclusive a grande imprensa, ocupada demais apoiando o golpe:

https://www.yahoo.com/news/leis-absurdas-que-o-congresso-165241253/photo-p-foi-sancionada-pela-presidente-photo-165241879.html

Tem de tudo, inclusive uma que não nos permitirá mais xingar os ladrões do congresso de ladrões, lei que prende professor que ousar dizer a verdade aos seus alunos etc.

Idade média, aí vamos nós!

Parabéns, coxinhas! O mérito é todo de vocês.

Franchico disse...

Dilma, a Maria Madalena do século 21. A pecadora apedrejada até a morte por pecadores muito piores do que ela.

Sensação horrível há dias. Me sinto assistindo um desastre tétrico de trânsito, daqueles bem trágicos e com vários mortos despedaçados, se desenrolando bem na minha frente em câmera lenta - há vários dias.

O mundo todo tá vendo a infâmia que está acontecendo no Brasil.

Menos os brasileiros.

http://www.nytimes.com/2016/04/15/world/americas/dilma-rousseff-targeted-in-brazil-by-lawmakers-facing-graft-cases-of-their-own.html?smid=fb-nytimes&smtyp=cur&_r=1

Vem muito mais ódio por aí. Muito mais. A gente não viu nada ainda.

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/safatle-o-caminho-e-a-insubmissao-a-temer-ate-que-ele-caia/

Vale notar que esse texto aí do link acima não é do DCM. É da Folha - aquela que gosta de fingir imparcialidade.

Mas é isso, o povo tá pagando pra ver. Vamos ver. Ah, se vamos.

Franchico disse...

Só corrigindo: como qualquer coxinha que estudou em colégio de freira (ou padre) sabe, Maria Madalena não morreu apedrejada. Foi salva por Jesus. Já Dilma....

Franchico disse...

LSD pode ser o antidepressivo do futuro, revela pesquisa

http://www.brasilpost.com.br/2016/04/12/lsd-antidepressivo-pesquisa_n_9668706.html

Doutor, quero duas caixas!

Nós realmente vamos precisar de muito antidepressivo para encarar o que virá depois dessa insanidade infame a que estamos sendo submetidos nesse país.

Franchico disse...

Os porcos fascistas não perdem a vergonha na cara, mesmo.

Alguns romanos fascistas de merda filmaram a sim mesmos atacando um stand na convenção Romics, que promovia a HQ Qvando C'Era Lvi, que, pelo que entendi, parodia Mussolini de forma irônica.

http://www.bleedingcool.com/2016/04/16/vandals-film-themselves-destroying-anti-mussolini-comics/

Que tempos sombrios, meu deus. Quanta gente estúpida!

Mas é típico do estilo autoritário ditatorial dos fascistas. Se não temos argumentos (por que não reúnem a inteligência necessária para tanto), simplesmente vamos lá e quebramos tudo.

Porcos.