segunda-feira, abril 25, 2016

SOBRE POLÊMICAS, MAMADEIRAS E MARÉS

Em A Fúria do Mar, seu nono registro fonográfico, Baia celebra chegada de filha e questiona delações premiadas 

Baia: ao sabor das ondas. Foto Duda Simões
Mais afeito ao noticiário dos cadernos culturais, sites e revistas de música, Maurício Baia se surpreendeu quando sua música Suíte Bourbon 1407 foi parar nas colunas dos bastidores da  política de revistas como Veja e Exame.

Com letra inspirada nos vai-e-vens da Operação Lava-Jato do juiz Sérgio Moro, a faixa está no seu novo álbum, A Fúria do Mar, seu terceiro pela major Som Livre.

Em ritmo de folk rock à base de violão slide e gaita, Baia questiona o uso indiscriminado das famosas  delações premiadas: “O inquisidor pergunta ao preso / Se ele quer sair ileso / E lhe empurra um acordo / Que endurece os seus dez dedos / E assim de forma acuada / O réu assina a delação premiada / Que aplaudida ou vaiada / Quebra o fecho e vaza / O baú dos segredos   / (...) / Será que a justiça acordou ou será que a justiça justiçou?”.

“Com certeza, é o assunto mais ‘na contramão’ sobre o qual já escrevi. Na época, há mais um menos um ano, não conhecia ninguém que tava falando disso dessa forma”, percebe o músico por telefone, do Rio de Janeiro.

“Mas fico feliz em quebrar a unanimidade. Me informei bastante e vi que aquilo ia acabar em coisas maiores, no sentido de as ilegalidades ocorridas no processo até o anularem  mais a frente”, diz.

Com os ânimos acirrados, Baia lamenta que a chance de debates civilizados no Brasil pareça cada vez menor.

“Você não pode dizer essas coisas sem ser rotulado de bandido ou petista. Isso tira a minha vontade de debater. Só fica a vontade de cantar. O que tenho a dizer está na música”, diz.

Licença-paternidade

Baia: ninguém controla as marés. Foto Duda Simões
Mas nem só de política se sustenta o novo álbum do cultuado compositor, que é  nascido em Salvador e criado no Rio de Janeiro.

A Fúria do Mar, é, como ele mesmo diz, seu álbum da licença-paternidade, já que foi composto e gravado entre o nascimento e o primeiro ano de sua primeira filha, Dora – prontamente homenageada com uma faixa homônima, celebrando sua chegada.

“A chegada de um filho é um lance muito sério”, percebe. “Venho há mais de duas décadas (desde a banda Baia & Os Rockboys) trabalhando discos – que não deixam de ser filhos. Quando ela nasceu, tirei um tempo para cuidar dela em casa. Recebia muitas visitas e ficava tocando pra ela”, diz.

E foi nessas visitas de amigos e parceiros musicais que Baia foi construindo o repertório que hoje está no álbum.

Curiosamente, ou talvez justamente por estar tão ocupado com fraldas e mamadeiras, A Fúria... é o álbum com menos faixas assinadas pelo músico.

De treze, apenas cinco levam seu nome: as já citadas Dora e Suíte Bourbon 1407 (com Renato de Moraes), Malabar (com Gabriel Moura), Tem Fila (com Moura, Jovi Joviniano e Carlos Negreiros) e Ladrão Que Rouba Ladrão (com Gustavo Macacko e Luciano Luck).

Entre as outras sete, há composições de Pedro Luís (Caio no Suíngue), Nestor Capoeira (Vagabundo Confesso) e  André Saisse (Namoro), entre outros.

“Essas faixas que escolhi, eu gosto muito, por que dialogam com meu trabalho. Ao incluí-las, eu tô colocando no disco coisas de mim que estavam no mundo. Por exemplo, faixas como Toda (de Marcos Bassini) e Muda (de André Gardel e Luis Carlinhos) tem uma poética muito condizente com a que costumo usar”, observa.

Baia tem razão. Não apenas essas, mas também outras, como Caio no Suíngue e Vagabundo Confesso poderiam muito bem ser composições suas, não fossem os nomes dos autores no encarte.

Mesmo com a diversidade de autores, sua marca e seu estilo estão impressos em todo o CD.

"Elas (as canções) criam o ambiente do disco que é A Fúria do Mar, que transborda na fúria das massas, e, tudo que está além do nosso controle, como nascimento, morte, as mudanças políticas, os cataclismos. E a gente fica teorizando, mas as coisas acontecem acima de nossa vontade. Então tem muito disso no disco que é sobre a fragilidade humana. É sobre a força e a fragilidade. Mudou meu lugar no mundo, o sol se deslocou e a rotina se reverteu em função dela (a filha). Fiquei mais medroso e mais corajoso ao mesmo tempo. Vivo um dia após o outro. Algumas preocupações sumiram e outras vieram, como a responsabilidade adulta de prover em um mundo velho. Tem tudo isso, tudo está dentro d'A Fúria do Mar. Tudo o que te coloca na beira do abismo, na roda viva é condizente com o momento do Brasil e do mundo", reflete Baia.

Dono de plateia fiel em Salvador, Baia planeja trazer seu show à Bahia em julho: “O lançamento é dia 30 de abril no Circo Voador. No dia 15 de julho, tenho reserva para fazer em Salvador, mas o lugar ainda não tá fechado. No dia seguinte, vou a São Gabriel (a 480 quilômetros da capital). Depois tenho shows em Curitiba, São Paulo e cidades do interior, Recife e Vitória. Em agosto faço miniturnezinha por Portugal, pela quinta vez”, conclui Baia.

A Fúria do Mar / Baia / Som Livre  / Em  CD e  Streaming iTunes, Deezer, Google Play, Spotify e RDIO / Preço não divulgado

9 comentários:

Franchico disse...

RIP Billy Paul

http://www.nbcphiladelphia.com/news/local/Billy-Paul-Soul-Singer-Death-Philadelphia-Manager--376903281.html

A Filadélfia chora a perda de um de seus principais cantores.

Nei Bahia disse...

Chicão....definitivamente, tá Phoda 2016!!

Franchico disse...

Bota phoda nisso, Nei.

Ainda bem que semana que vem saio de férias. Precisando arejar a cabeça um pouco (mesmo sem poder bater asas deste país infeliz por conta das disparadas do dólar e euro...). De qualquer forma, vou descansar um pouco e recarregar as baterias.

Aproveito e aviso aos leitores que em meio este blog vai dar uma paradinha.

Mas não cortem os pulsos ainda.

Até o fim desate mês, iniciozinho do próximo, ainda tem matéria pra caramba pra deixar pronta e depois postar aqui.

Franchico disse...

Glenn Greenwald:

"Então, em resumo: as elites financeira e midiática do Brasil fingem que a corrupção é a razão para remover a presidente eleita duas vezes, enquanto conspiram para instalar e empoderar as figuras políticas mais corruptas do país. Os oligarcas brasileiros terão êxito em tirar do poder um governo de esquerda moderada que ganhou quatro eleições consecutivas, supostamente representando os pobres do país, e estão literalmente entregando o controle da economia brasileira (a sétima maior do mundo) ao Goldman Sachs e os lobistas da indústria bancária.

A fraude que está sendo levada a cabo aqui é tão barulhenta quanto devastadora. Mas é o mesmo padrão que vem sendo repetidamente observado ao redor do mundo, particularmente na América Latina, quando uma pequena elite trava uma guerra , em seu próprio interesse e proteção, contra os fundamentos da democracia. O Brasil, quinto país mais populoso do planeta, tem sido um exemplo inspirador de como uma jovem democracia pode amadurecer e prosperar. Mas agora, essas instituições e princípios democráticos estão sendo agredidas pelas mesmas facções financeiras e midiáticas que suprimiram a democracia e impuseram a tirania neste país por décadas".

https://theintercept.com/2016/04/22/para-entender-a-verdade-no-brasil-veja-quem-esta-sendo-implantado-na-presidencia-e-na-chefia-das-financas/

Franchico disse...

Aerosmith em Recife!

SEGUE RELEASE RECEBIDO AGORA

AEROSMITH CONFIRMA SHOWS NO BRASIL

A banda chega ao país com a turnê Rock n' Roll Rumble – Aerosmith Style 2016

De volta ao Brasil com a turnê Rock n' Roll Rumble – Aerosmith Style 2016, a banda americana AEROSMITH confirmou apresentações em Porto Alegre, no Anfiteatro Beira-Rio, no dia 11 de outubro, em São Paulo, no Allianz Parque, no dia 15 de outubro, e em Recife, no Classic Hall, dia 21 de outubro. Esta será a sexta passagem dos Bad Boys de Boston, como ficaram conhecidos no início da carreira, pelo país.

A Mercury Concerts, produtora responsável pelos shows no Brasil, anunciará em breve a data de início das vendas e preços dos ingressos

andre L.R. mendes disse...

Chico! Música nova,"Amsterdã": https://soundcloud.com/andremendesmusica/andrelrmendes-amsterda-todas seu feedback é MUITO bem vindo.abs!

Franchico disse...

Valeu, André! Ouvirei!

Franchico disse...

RIP Fernando Faro

SEGUE RELEASE

Fernando Faro morre em São Paulo

O apresentador estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, desde o dia 26 de janeiro. O corpo está sendo velado no Velório Araçá

São Paulo, 25 de abril de 2016 – Morreu na noite deste domingo (24/4), às 23h55, o apresentador Fernando Faro em decorrência de uma infecção pulmonar.

O velório acontece nesta segunda-feira (25/4), no Velório do Araçá (Avenida dr. Arnaldo 666), em São Paulo. O sepultamento será realizado a partir das 17h, no Cemitério do Araçá.

Faro, também conhecido como Baixo, deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas.

Diretor e produtor musical, Fernando Faro estava com 88 anos e completaria 89 no próximo dia 21 de junho. Estava à frente do programa Ensaio, na TV Cultura, há 26 anos, onde produziu cerca de 700 programas.

Franchico disse...

"Sábado todo, eu chorei de mágoa
Minha garota, foi pra Manágua
Lutar pela revolução
Lutar pela revolução
Todo mundo, vai embora
Todo mundo, tem sua hora
Ela me deixou, me trocou
Por um sandinista especialista em granada"

https://youtu.be/1-QifFAJfy0