terça-feira, janeiro 31, 2017

FESTIVAL RUÍDOS NO SERTÃO, DE POÇÕES, CHEGA À 4ª EDIÇÃO COM TAURUS, EDU FALASCHI E MAIS SEIS BANDAS

Taurus, do Rio de Janeiro, comemorando 30 anos do primeiro LP
E o movimento do rock no interior do estado não para.

Este sábado tem a quarta edição do festival de heavy metal Ruídos no Sertão, na cidade de Poções (Centro-Sul baiano, a 444 quilômetros de Salvador).

Para quem não lembra, foi o RnS que levou à Poções em 2016 as lendas do metal Udo Dirkschneider (ex-Accept) e Blaze Bayley (ex-Iron Maiden).

Desta vez, a atração internacional quase foi a banda inglesa Grim Reaper, legítima representante da New Wave of British Heavy Metal (o LP Fear No Evil, de 1985, é um clássico entre connoisseurs).

Mas problemas de saúde do vocalista Steve Grimmet levou ao cancelamento de toda a turnê.

Em seu lugar, duas atrações nacionais de peso: a veterana banda carioca Taurus, comemorando 30 anos de seu primeiro álbum, o clássico Signo de Taurus (1986) e o cantor Edu Falaschi (ex-Angra), com seu show-tributo Metal Classics.

Além dos dois headliners, mais seis bandas: Venereal Sickness (de Caratinga, MG),  Fúria Louca (MA), Social Freak (Vitória da Conquista), Human, Erasy (ambas de Feira de Santana) e a prata da casa de Poções, Suffocation of Soul.

Fúria Louca, hard rock de São Luís (MA)
Na raça

Realizado sem apoio governamental, o RnS conta apenas com a obstinação de seu realizador, Gildásio Correia e algum apoio do comércio local.

“Dependemos da bilheteria para realizar o evento, o resto é investimento próprio, com apoio do comércio. Nem apoio da prefeitura tivemos esse ano, por conta da transição entre governos”, conta Gildásio.

“Mas a expectativa é muito boa, apesar das reclamações por causa da  crise. Esperamos casa cheia”, afirma.

Para selecionar as atrações – fora headliners – o RnS abre inscrições para receber material de todo o Brasil.

"Trabalhamos em duas frentes. Com as atrações principais, temos uma rede de contatos muito boa, aí fazemos as negociações. Tentamos sempre trazer uma atração de nível internacional. Tínhamos fechado já com o Grim Reaper, mas o líder da banda teve um problema sério de saúde, aí tive que cancelar. Com o Taurus, nós já estávamos em contato desde meados do ano passado, mas acabou não avançando. Com a situação do GR, retomamos e acabamos conseguindo encaixa-los. É uma banda histórica do heavy metal nacional e mantém  o nível do festival", afirma.

Human, uma das duas bandas de Feira. A outra é o Erasy
“Recebemos material de cerca de 300 bandas de 22 estados, mais Argentina e Uruguai. Isso mostra o alcance do evento. Aí é um processo bem longo. Depois de avaliar as bandas, começamos a conversar com elas para negociar, já que não temos muita grana”, conta.

“Mas temos ótima estrutura, com banheiros, área coberta, lounge para descansar, praça de alimentação com comida vegetariana e  cervejas artesanais. Como a programação é extensa, com 12 horas de evento, teremos dois intervalos de 40 minutos a uma hora para o pessoal tomar uma cerveja, tirar foto com os artistas etc. Tem caravanas vindo de Salvador, Ipiaú, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. Quem vem de caravana paga ingresso com desconto e também oferecemos descontos em hotel. Damos suporte às caravanas, elas são muito importantes", conclui.

4º Festival Ruídos no Sertão / Sábado, 14 horas / Área de Eventos Os Primos (Rua Santa Cruz, 314, Poções - BA) / Informações: www.ruidosnosertao.com.br



NUETAS

Júlio com Benete

Dois guitar heroes no Quanto Vale o Show? de hoje: o veterano Júlio Caldas e o novato Benete Silva (ouçam seu disco Rock na Favela, é um espetáculo). Faíscas para todo lado a partir das 19 horas. Dubliner’s, pague quanto quiser.

Rancore, Semivelhos

Em turnê pelo país, a cultuada banda paulista Rancore se apresenta em Salvador com a juazeirense Semivelhos. Amanhã, Portela Café, a partir das 18 horas. R$ 40 (na porta).

Pietro Leal estreia

Notabilizado como frontman da banda Pirigulino Babilake, Pietro Leal estreia seu show solo Estereótica neste sábado, 20 horas, no Teatro Eva Herz (Salvador Shopping). Show concorrente no  Prêmio Caymmi de Música. R$ 30.

Nenhum comentário: