terça-feira, maio 30, 2017

DE VITÓRIA DA CONQUISTA, COLETIVO SUÍÇA BAIANA LANÇA SELO PIRIPIRI, MOSTRANDO A FORÇA DOS ARTISTAS LOCAIS

A rapaziada do Suíça Baiana no Bananada, em Goiânia. Ft Lhaisy Ferraz
Criado há oito anos em Vitória da Conquista, o Coletivo Suíça Baiana tem agitado a cena independente local desde então, com a realização de shows, festivais, palestras e workshops.

Agora, eles dão mais um passo importante ao lançar um selo fonográfico, o Piripiri (nome da serra vizinha à cidade).

Na estreia, o selo já lançou duas obras: o álbum Divino e Ateu, do cantor Achiles (ex-Caim) e o single Pode Crer, do duo Hotel Mambembe, ambos já disponíveis para download e / ou audição.

O lançamento foi em grande estilo, durante o festival Bananada, em Goiânia, um dos mais importantes do circuito indie brasileiro, ação viabilizada pelo edital de Mobilidade Artístico-Cultural (SecultBA).

“O lançamento em Goiânia foi de extrema importância para reconhecer território e dialogar com outros agentes culturais no país”, conta Tayná Protasio, gerente do Piripiri.

“Somos novatos nesta área, então buscamos aproveitar o máximo a oportunidade de estar no Festival Bananada para conhecer como atuam os outros selos e firmar parcerias. Já obtivemos ótimos resultados desde então”, acrescenta.

Inicialmente voltado para a cena conquistense, a ideia é que, futuramente, também possa atender outros artistas do Sudoeste baiano.

"O selo não tem um perfil específico de som. Estamos abertos a todos os gêneros musicais. Nesse momento inicial, optamos por trabalhar apenas com artistas de Vitória da Conquista. Porém, temos a intenção de futuramente ampliar estes horizontes para a região sudoeste da Bahia", afirma Tayná.

"Os artistas locais sempre tiveram a necessidade de um selo mais amplo, que não fosse de uma cena muito específica, como o caso dos outros dois que são bem ativos na cena local, o Mofaya, que trabalha com o hip hop, e o Tosco Todo, com foco no punk. Já que neste período de atividade do coletivo este selo sonhado não surgiu, então resolvemos topar mais essa missão, até pro nosso trabalho com a produção de eventos ter mais impacto, com uma cena local mais fortalecida com este suporte", acrescenta o produtor Gilmar Dantas.

Com o selo, também se espera uma maior integração de de artistas, selos e produtoras no território baiano - ainda que o próprio Gilmar lembre que a tarefa não é nada fácil.

“É muito difícil a integração num estado tão grande como a Bahia. Nem o próprio Governo consegue dar conta. Nosso selo nasce agora, mas creio que naturalmente vai conseguir se integrar mais com selos de Salvador, que tem em Rogério BigBross uma liderança importante, que vem buscando essa integração”, afirma o produtor Gilmar Dantas.

Conquista conquista

O primeiro álbum do Achilles (ex-Caim) saiu pelo Piripiri. Foto Brenda Matos
Cidade conhecida pelo clima agradável de serra, Conquista ainda tem muito a oferecer à Bahia e ao mundo, garante Gilmar.

"Da nossa parte, como Coletivo Suíça Bahiana, estamos sempre buscando integração. Temos dois projetos mensais de intercâmbio, as Noites Fora do Eixo, que já está na sua 75ª edição, e os Retiros Autorais, projeto idealizado por Achiles, que tem sido um ponta de lança muito importante do nosso selo, pois todo mundo quer cantar com ele. Já dividiu o palco com Márcia Castro, Larissa Luz, Helio Flanders (vocalista do Vanguart) e no próximo dia 15 de junho receberá Roberto Mendes e João Mendes como convidados”, conta.

“A própria cidade de Vitória da Conquista já é um mega atrativo. Todo mundo quer tocar aqui. A cidade tem um mercado musical excelente, com um público que adora novidades, vários eventos e festivais. Essas características atraem muitas bandas, mas ainda temos muita dificuldade em exportar nossos artistas”, afirma.

Nos próximos meses, o Piripiri vai dar continuidade à sua agenda de lançamentos, como conta Tayná.

"A banda Hotel Mambembe vai lançar outros dois singles no segundo semestre: "Um Tango na Cabeça" e "Ninguém é de Ninguém". As canções farão parte do EP que será lançado no final do ano, o "Pode Crer", que também dá nome ao primeiro single da banda, divulgado recentemente pelo PIRIPIRI. Outros artistas do selo estão em processo de gravação, sem previsão de lançamento, como Marcus Marinho (que foi parceiro de Achiles no duo CAIM), Ana Barroso, a banda Ciclanos de Tais e Marx Eduardo (ex-Os Barcos)", conclui.

www.coletivosuicabahiana.com.br



NUETAS

Santa Java e Basa

O cantador e poeta Maviael Melo: Varanda do Sesi
Santa Java e Banda Basa fazem o  Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s, 19 horas, pague quanto puder.

Maviael na Varanda

Maviael Melo, Camyla Pereira e Carlos Vilella se apresentam na Varanda dos Cantadores, evento mensal de cultura popular. Quinta-feira,  21h30, na Varanda do SESI, R$ 30.

Buk Porão faz festa

O Buk Porão Bar faz aniversário de dois anos com três dias de shows: sexta-feira, sábado (19 horas) e domingo (14 horas). Vai ter Metropolys (sex), Modus Operandi (sáb), The Honkers, Antiporcos (dom) e outras. R$ 5.

Nenhum comentário: