terça-feira, agosto 29, 2017

UMA DAS VOZES MAIS BONITAS DA CIDADE, NEILA KHADI DESAFIA RÓTULAÇÕES

Neila Khadi, foto Denise Salazar
É um negócio impressionante como tem gente talentosa nessa cidade.

Neila Khadi, por exemplo. Já ouviu falar?

Nem eu, até outro dia!

Vai lá no Soundcloud da moça e se encante com a voz belíssima e os arranjos bacanas que ela cria  para suas canções, como o trip hop Rainha da Noite, o dance estiloso Não Vá Embora ou o eletro-afoxé Kirimurê.

Foi lá? Pois é, e quer saber mais? Ela não nasceu ontem. Já faz uns bons dez anos que Neila milita na cena local.

Entre suas credenciais estão o grupo de samba Chita Fina e o coletivo feminino Som das Binha, os quais ajudou a fundar.

Até Nelson Motta -  sim, aquele Nelson Motta - já teceu elogios à senhorita Khadi em seu programa na rádio on line Território Eldorado.

E como é que a gente nem sabia disso?

“Acredito que, nesse período, eu vim amadurecendo minhas escolhas e profissionalizando minha postura enquanto artista criadora, e hoje me sinto, mais do que nunca, preparada para fazer o que desejo”, afirma Neila.

L.A., Oriente Médio, SSa

Neila. Foto Denise Salazar
Após sair da Chita Fina em 2012, Neila foi estudar e cuidar da carreira solo. Passou por um curso de Electronic Music Producer em Los Angeles e rodou pelo Oriente Médio.

"Em Los Angeles fiz uma especialização em Electronic Music Producer foi uma experiência que potencializou demais minha criação, me deu know-how para somar às minhas performances o uso dessas ferramentas eletrônicas que, naturalmente, amparam fortemente a pré-produção das minhas canções. Hoje também tenho atuado como educadora e tive a alegria de ministrar há um mês uma oficina de produção musical só para mulheres, no evento Pitchgirl. Foi uma experiência incrível e quero continuar ampliando essa troca. Os EUA mudou bastante minha visão sobre o mercado da música, sobre minha maneira de atuar nele, sou muito grata a essa experiência", relata.

O resultado de suas andanças está nas diversas faixas que podem ser ouvidas em seu Soundcloud.

Agora, ela está gravando seu primeiro álbum no Estúdios WR, dentro do programa WR de Portas Abertas.

“Estou num momento muito produtivo e feliz da carreira, finalizando um EP que vou lançar até outubro junto com o clipe de uma música autoral muito especial para mim, Jorgina. Uma canção feminista, empoderada e positiva, que nos incentiva a sermos o que somos, sermos felizes como somos. Lanço este clipe pelo selo  Skol Music”, conta.

“Tenho a alegria de contar com músicos  parceiros maravilhosos, como Jelber Oliveira, Alexandre Lins, Du Txai, Fred Aquino e Sebastian Notini. Eles fazem esse processo produtivo e criativo ser ainda mais rico. Com a WR participei de um edital chamado WR de Portas Abertas. Uma oportunidade muito legal de gravar um single nesse estúdio que é um marco na historia da música da Bahia. Gravei com eles uma canção minha em parceria com Daniel Mã, chamada Sou daqui. Ela fala sobre minha relação com o mar que sempre me inspira muito, principalmente a compor”, acrescenta Neila.

Inquieta, de difícil rotulação, a artista se reconhece desta forma: “Sempre fui muito inquieta, não sou a favor dos rótulos e me reconheço como um apanhado de referencias que perpassa a música baiana, nordestina, árabe, africana, francesa e etc. Gosto de experimentar e misturar tudo isso, faço bastante uso das texturas, dos processamentos vocais para traduzir o que me faz pulsar, o que comunica com a minha verdade neste momento, afinal, estamos em constante transformação. Tive a felicidade de visitar o oriente médio a pouco tempo e essa experiencia me mobilizou muito tanto como pessoa, tanto como artista. De lá pra cá sempre levo esse parte oriente na minha sonoridade e é muito legal perceber como esta sonoridade tem haver com a gente, com o nosso sertão, por exemplo”, conclui.

www.neilakadhi.com



NUETAS

QVoS? florido hoje

O Quanto Vale o Show? de hoje apresenta mais uma  Noite Instinto Coletivo, com as bandas Espinhos & Rosas e Lírio. Dubliner’s, 19 horas, pague quanto quiser.

Soterorock 2017 começa sábado

Neste sábado começa o Festival Soterorock 2017: uma session para cada um dos cinco sábados de setembro – cada uma em um local diferente de Salvador e região metropolitana. Para começar, tem  Pastel de Miolos, Kalmia, Aborigines e Modus Operandi no Buk Porão. Mais detalhes em breve, se liga.

Podia tá roubando...

Falando na Pastel de Miolos, a banda está em campanha de crowdfunding para gravar seu novo álbum, Reação. Vai lá: www.catarse.me/pasteldemiolos.

Nenhum comentário: