terça-feira, outubro 31, 2017

COM LOQUI IN MOUSIQUI, ALEX POCHAT COMEÇA A DESAGUAR SUA VASTA PRODUÇÃO NA REDE

Alex Pochat. Foto Margarida Neide
Um vendedor de picolé passa pela rua anunciando seu produto. Todos os dias, no mesmo horário, o músico Alex Pochat o ouvia passar.

O pobre do vendedor não sabia, mas sua ladainha diária atormentava o artista. Um dia, Pochat resolve tomar uma atitude para fazer as pazes com seu próprio incômodo.

Chamou o vendedor à sua casa, gravou seu pregão (“Chegou o pi-colééé!”) e começou a criar uma obra em cima dele.

O resultado é Gelatus Adventus, uma peça erudita / dadaísta   de quase oito minutos para piano, clarinete, violoncelo e vendedor de picolé.

“Parece que a arte é um ótimo meio não só de criação, mas também de colocar um ponto final nas coisas. Se você não consegue abstrair algum som de sua cabeça, junte-se a ele”, ensina Pochat.

“No caso, o pregão virou o tema de um trio de clarinetas, e a interpretação da obra por parte de Jorge, o vendedor de picolé, o colocou como agente solista principal em um concerto para quarteto misto de uma nova peça. O compositor e o interpretador, juntos e em alternância, criando e interpretando músicas”, acrescenta.

Gelatus faz parte do álbum Loqui in Mousiki, já disponível nas plataformas digitais e que reúne as principais peças de música de concerto do versátil artista.

"As peças desse trabalho tratam justamente sobre a interpretação que alguém tem de alguma música, seja um performer, um ouvinte ou um crítico musical. E mais: o que se pode fazer criativamente a partir dessa interpretação. Um 'ouvinte casual, como você diz, ao apreciar uma obra, pode gostar ou não daquela música, pode entender ou não as pretensões do seu compositor, mas parece impossível que ele seja imune ao ato de interpretar aquilo que ouve. O que tanto ele faz com essa interpretação quanto o que o compositor faz com a interpretação de sua própria obra, é que é, paradoxalmente, tão fértil e tão negligenciado", observa.

Baixista da banda Cascadura por quase dez anos, Pochat é um estudioso de música (Doutorado pela Ufba), meditação e Yoga (via movimento indiano Brahma Kumaris).

Membro do vanguardista grupo OCA (Oficina de Composição Agora), já participou da organização de duas edições do MAB (Música de Agora na Bahia), que trouxe à cidade alguns dos maiores nomes da música de concerto atual.

Que arcos? São extensões do meu braço! Foto Margarida Neide
Versatilidade = Pochat

Louqui é seu primeiro movimento no sentido de desaguar sua produção na internet – incluindo o espetacular Alex Pochat & Os 5 Elementos (2007), álbum solo de rock.

“Vou lançar ainda as produções com a OCA, os trabalhos como produtor musical  de grupos de candomblé e capoeira,  trabalhos com o Viratrupe (grupo de artistas espalhados no Brasil que faz música, dança, audiovisual e meditação) e os 5 Elementos – com novo álbum saindo da fornalha. E ainda um álbum instrumental para meditação com sitar”, enumera. Tá bom ou...?

“Tomei vergonha e subi na rede o disco dos 5 elementos​. Antes do Carnaval subo o Viratrupe e o de sitar. E  que depois venha o disco novo dos 5 Elementos”, promete.

Ainda sobre o Loqui, no álbum Pochat pratica a música de concerto moderna, um gênero difícil para quem não está acostumado, já que parece prescindir de melodias - e muitas vezes, de instrumentos convencionais - para se constituir enquanto obra.

Ouvindo-o, ficam as perguntas: Os padrões convencionais da música não fazem mais sentido? Partindo disso, o que é música para você?

"Tudo, mais ou menos convencional, faz sentido em música. E as apenas aparentes divergências, de estilo, de instrumental, de gênero, de forma, etc, podem se fundir tanto na mesma música quanto em músicas distintas de um mesmo compositor. Essa é que é a graça. E se eu lhe responder o que é música... vou perder a chance de saber o que você pensa a respeito — pra daí fazer uma musiquinha depois", conclui.

Grande Pochat.

Ouça: www.alexpochat.com



NUETAS

Lucilia e Shirtsleeves

Lucilia In The Music Box e Shirtsleeves fazem a Noite NHL no Quanto Vale o Show? de hoje. Dubliner’s, 19 horas, pague quanto quiser.

Matita Perê no Sesi

A banda Matita Perê faz o show Reino dos Encourados amanhã, no Teatro do Sesi. 20 horas, R$ 30. Recomendo!

Bigbands 2017 é já!

O festival Bigbands 2017 começa quinta-feira, com três nights  para começar: a primeira é da  Metal Union, com  Electric Poison, Graveren e Tyranno (RJ). A sexta é do NHL, com Antiporcos, Kalmia, Macumba Love e  Grupo Porco de Grindcore Interpretativo (MG). E sábado é noite Supernada,com Tangolo Mangos, Molho Negro (PA), Aldan (MG) e Djalma. Dubliner’s, 18 horas, R$ 30 (acompanha uma rifa!).

Nenhum comentário: