quarta-feira, outubro 11, 2017

DOGS IN SPACE

No dia 3 de novembro o mundo lembrará (ou não, vai saber) da cachorrinha Laika, ejetada há exatos 60 anos para o espaço sideral no interior da cápsula russa Sputnik 2.

Na HQ Laika, lançada pelo selo Barricada (Editora Boitempo), o quadrinista britânico Nick Abadzis faz uma espécie de biografia afetiva da bichinha, que teve triste destino.

Muito provavelmente uma das melhores HQs lançadas no Brasil este ano, Laika consagrou Abadzis, que ganhou um caminhão de prêmios pelo trabalho, entre eles o Eisner Awards (Oscar dos quadrinhos americanos), o Publisher’s Weekly, o Micheluzzi (na Itália) e até o de Melhor Roteiro em um certo Festival do Livro Aeronáutico (oi?) de Le Bourget, na França.

A HQ é um primor de narrativa, deixando bem claro o amor do autor pela personagem principal e os muitos humanos que a orbitam em sua breve trajetória pela Terra.

Com habilidade, ele costura os destinos de Laika, Sérgei Pávlovich Koroliév (engenheiro ucraniano responsável pelo programa espacial soviético), Oliég Gazenko (biólogo russo que selecionava os bichinhos utilizados nos testes) e Elena Dubrovskaia (técnica veterinária) em uma trama perfeitamente equilibrada entre os fatos históricos e a ficção.

Vítima da Guerra Fria

Tirando a parte mais fictícia, em que Abadzis imagina uma mirabolante trajetória para a cachorrinha nas ruas – digna de um filme de Walt Disney – até ser capturada pela carrocinha de Moscou e encaminhada ao programa espacial soviético, a HQ é mais centrada nestes personagens e suas relações antes e durante os testes do programa espacial  que acabaram por levar Laika em sua viagem sem retorno.

A personagem mais interessante, curiosamente, é também fictícia (não há qualquer registro sobre ela na internet), a veterinária Elena Dubrovskaia, que acaba por desenvolver um afeto quase maternal pela cachorrinha – e por isso mesmo sofre  muito com o processo todo de treinamento e por fim com seu descarte em órbita da Terra.

Esta abordagem  poderia ter resultado em uma narrativa piegas, pesada, chorosa. Mas aí é que está a habilidade de Abadzis: em suas mãos, o sofrimento – de Laika, Dubrovskaia e mesmo de Gazenko – é trabalhado de forma sutil.

Vítima de uma engrenagem gigantesca de disputa de poder em plena Guerra Fria que jamais compreenderia, Laika se tornou símbolo da luta contra a crueldade aos animais.

Na época, as autoridades soviéticas disseram que ela teria sobrevivido alguns dias em órbita, mas em 2002, Dimitri Malashenkov, do Instituto para Problemas Biológicos de Moscou, revelou que ela morreu em questão de horas, vítima do estresse causado pelo barulho e pelo calor.

Em 2008, uma estátua foi erguida em Moscou para homenagear a cachorrinha que foi o primeiro ser vivo em órbita da Terra.

Laika / Nick Abadzis / Barricada - Boitempo/ Tradução: Rogério Bettoni / 208 p. / R$ 59

2 comentários:

Franchico disse...

Oxente, tá de "coitadismo", Jana?

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,reprovada-autora-do-impeachment-ve-perseguicao-na-usp,70002038198

Ai, gente, tadinha dela, tão perseguida! Dá uma vaguinha de professor pra ela, vai Usp!

Mas é engraçado, não é ele e pessoas como (lá) ela que vivem enaltecendo as qualidades das instituições privadas e diminuindo as do Estado? Por que faz tanta questão de uma vaga na universidade pública? Ah, tá! É que "estado mínimo" é só para os pobres e trouxas, né? Entendi.

Rodrigo Sputter disse...

Chico, li uma matéria bem "INTERESSANTE" sobre ela na Piauí...se vc quiser depois deixo contigo...dá pra perceber o perfil dela, quer dizer, na matéria bem escrita, da jornalista...creio que ela agiu mais "sozinha", por megalomania mesmo, do que por partido...aí é doidja mesmo...e ela cita essas perseguições...muitas por machismo mesmo...por ter ela, uma mulher, "do povo", ter sido a mentora do "protocolo" de onde surgiu o impeachment...tem uns depoimentos dos machões do poder sobre ela...q vc pensa "pqp...li isso mesmo?"...é o macho poderoso e burgueszão mostrando o poder deles...ela é doutora, ou pós doutora, aliás, conheço muit@s doutor@s aí que pqp...da esquerda e da direita...que me pergunto como conseguiu entrar e concluir...só dá munição a olavo & os olavetes...mas ele só enxerga @s tacanhas de esquerda...os da direita passa a mão na cabeça...ela parece ser bem esforçada, suou pra chegar onde chegou... tem seus louros...mas parece que se acha mais do que é...o ego dela vai matá-la ou enlouquece-la mais ainda...terapia e auto-observação ajuda...e ela tá demorando de procurar ou se auto-oservar...num sei se dura...