sexta-feira, dezembro 29, 2017

"ESTOU ATRÁS DE VOCÊ" REAFIRMA ESTILO PRÓPRIO DE JOHN LINDQVIST

Novo livro do “Stephen King sueco” é mais uma leitura incômoda e viciante

John Ajvide Lindqvist. Foto Mia Ajvide
Apontado pela crítica  como “a resposta sueca a Stephen King”, as obras de John Ajvide Lindqvist tem mesmo alguma similaridade com as do mestre americano do terror.

Estou Atrás de Você, seu livro mais recente no Brasil, reforça a impressão – e ao mesmo tempo reafirma seu estilo próprio.

Autor do livro que gerou o sucesso cult Deixa Ela Entrar (Låt Den Rätte Komma In), filme de 2008 que ganhou diversos prêmios, sobre uma menina vampira de 100 anos de idade que faz amizade com um garoto vítima de bullying, Lindqvist tem como principal ponto em comum com King a habilidade de incutir terror nas situações mais corriqueiras do dia a dia de pessoas comuns.

Em Estou Atrás de Você, a trama enfoca um grupo de pessoas aproveitando o fim de semana em um trailer park no interior sueco.

De um dia para o outro, quatro desses trailers e todos os seus ocupantes simplesmente amanhecem em outro lugar – do nada: sem explicação, explosão, nada.

Não há ninguém em volta. Não há árvores, estradas nem sinal de celular. Apenas as pessoas, seus carros e trailers, um gramado impecável até onde vista alcança e o céu sem sol.

O rádio funciona, mas, estranhamente, só toca músicas do cantor Peter Himmelstrand (1936-99), muito popular na Suécia.

Himmelstrand, por sinal, é o título original de Estou Atrás de Você em sueco. Em português, significa algo como “praia do céu”.

Perturbador e viciante

Estabelecida a situação e o cenário bizarrros, Lindqvist explora os personagens, suas personalidades  (algumas delas, perversas) e  reações.

Claro que, em algum momento, o stress e a desconfiança se instalarão – e o bicho começará a pegar entre eles.

Fosse só isso, até que tudo bem, mas o autor aumenta as apostas a partir do cenário esquisitão, introduzindo situações ainda mais assustadoras, tipo chuva ácida, criaturas sem rosto – e baldes de sangue.

É bom deixar claro ao leitor eventual que não, não há respostas fáceis em Estou Atrás de Você. Diferente de Stephen King, Lindqvist não vai explicar tudo mastigadinho ao leitor.

O que se pode garantir é, assim como em todos os outros livros do sueco, dificilmente se largará Estou Atrás de Você antes do final.

A leitura é incômoda, perturbadora – mas também altamente viciante.

Estou atrás de você / John Ajvide Lindqvist / Tradução: Renato M. de Oliveira/ Tordesilhas/ 408 p./ R$ 48

Nenhum comentário: