quinta-feira, janeiro 04, 2018

DOMINGÃO PESADÃO

Em turnê pelo Brasil desde julho, o ex-Angra Edu Falaschi chega à Salvador com o show Rebirth of Shadows domingo, no Teatro ISBA

Edu Falaschi em ação. Foto Nina Lana
Subgênero do rock que prosperou à margem dos meios majoritários de comunicação, o heavy metal no Brasil segue firme e forte com mercado e ídolos próprios.

Um deles, o cantor Edu Falaschi (pronuncia  falásqui), acompanhado de super banda,  aporta domingo em Salvador com o show da  turnê Rebirth of Shadows.

Na estrada desde julho, a turnê já varreu as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e agora sobe para o Norte e o Nordeste, com direito a tour bus plotado, coisa de dar inveja em astro sertanejo.

“Foi uma grande e grata surpresa ver o quanto a turnê foi bem recebida e o quanto os fãs queriam ver essa celebração”, comemora Edu em entrevista.

Feliz com o sucesso da empreitada, ele avisa que a turnê, pelo jeito, não tem data para acabar.

“A turnê continuará e será organizada em períodos. Já temos pedidos do exterior também, então estamos organizando tudo para poder dar o melhor possível para os fãs de todo o planeta”, diz.

Só nesta segunda “perna” do giro nacional, iniciado 8 de dezembro em Americana (SP), são 23 datas, passando por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná e São Paulo – capitais e cidades do interior.

No show, Edu se apresenta com músicos virtuose, condição sine qua non para o heavy estilo clássico que o tornou famoso: Aquiles Priester (bateria), Fábio Laguna (teclados), Raphael Dafras (baixo), Diogo Mafra e Roberto Barros (guitarras).

Edu, assim como Aquiles e Fábio, são ex-membros do Angra, uma das principais bandas brasileiras de heavy metal.

“Essa é uma turnê de reunião entre três membros originais das turnês e álbuns Rebirth (2001) até o Aurora Consurgens (2006). Vocal, Bateria e Teclado. Aí chamei uma galera nova, mas muito experiente pra completar o time. É incrível o entrosamento que já rola. Parece que estamos juntos há muitos anos”, conta.

“(O repertório) É principalmente baseado nos álbuns  Rebirth (2001) e Temple of Shadows (2004). São shows muito especiais. Salvador terá o melhor show de heavy metal que já ocorreu em terras baianas”, afirma o entusiasmado cantor.

"Colocamos músicas que não tocamos na outra turnê em julho até porque repetiremos algumas cidades da outra vez! E por exemplo em São Paulo, eu estou trazendo o Kai Hansen, membro da banda alemã Helloween! Ele gravou comigo uma música no disco Temple of Shadows, e em 21 de janeiro e vem para cantar comigo ao vivo a mesma canção", conta.

Edu e a rapaziada da banda da turnê. Foto Rafaela Pessoa
No Top 5 mundial

Mas quem é esse cara? – pode estar se perguntando o(a) leitor(a) incauto(a).

Com mais de vinte anos de estrada, Falaschi iniciou a carreira na banda Symbols, ainda nos anos 1990.

No ano 2000, a virada: entrou no Angra, substituindo outra lenda, André Matos.

Quando saiu em 2012, já era nome consagrado no Brasil e no exterior, com mais de um milhão de álbuns vendidos.

Formou a banda Almah, com a qual seguiu gravando discos e fazendo turnês mundo afora.

No Japão, por exemplo, Edu é um ídolo, tendo sido eleito um dos cinco melhores cantores de heavy metal do mundo por cinco  vezes consecutivas pela revista especializada Burrn.

“Claro que fiquei feliz, foram cinco anos consecutivos na lista entre os cinco primeiros. Mas pra mim o importante é manter os pés no chão e viver a vida real. Não caio nos truques do sucesso. O ego é destruidor de vidas e carreiras, então prefiro me concentrar na música e na minha família”, ensina.

Sobre o fato de ser tão bem sucedido mesmo sem músicas tocando no rádio ou em especiais da Globo, Edu lembra que "O Heavy Metal nunca dependeu da grande mídia! Apesar de ter feito muita TV importante pelo mundo, não foi isso que determinou o sucesso do Angra ou da minha carreira! O fã de metal não se ilude e não é catequizado pela comunicação de massa! Ele busca a música, a qualidade, existe uma conexão emocional muito grande entre o fã e suas bandas preferidas!".

Uma curiosidade é que, além dos fãs do metal, ele é querido dos  fãs de animês por conta da gravação do tema dos Cavaleiros do Zodíaco. Mas nem adianta pedir a música no show.

Edu. Foto Nina Lana
“Faz tempo que não faço (essa música). Estou 100% concentrado na carreira autoral. O desenho  me ajudou a conquistar um público mais jovem desde que gravei a lendária Pegasus Fantasy,  um hit nacional! Lembro de ter 80 mil pessoas pedindo pra cantar essa música no Rock in Rio”, ri.

Sobre as perspectivas para 2018, Edu afirma que ainda está pensando só em dar continuidade à turnê, sem planos para gravar material novo.

"Depende de muitas coisas! Tudo pode acontecer! Mas estamos trabalhando passo a passo! Eu tenho muito o que fazer ainda com essa turnê! Ainda temos muitos lugares pra tocar e levar a nostalgia e emoção pra esse público maravilhoso que nos segue desde 2001! O show de Salvador vai ser histórico porque lembramos sempre do show na Concha Acústica onde tocamos para cinco mil fãs e estaremos de volta com as mesmas músicas daquela época e com o vocalista, baterista e tecladista originais daqueles tempos! Será emoção pura! Faltam poucos ingressos para lotarmos o teatro ISBA! Quero ver aquilo abarrotado!!! E ouvir a voz de toda uma geração que nos encantou no início dos anos 2000!!",  conclui.

Edu Falaschi: Rebirth of Shadows Tour / Domingo, 18 horas / Teatro ISBA (Ondina) / R$ 100 e R$ 50 / 16 anos

Nenhum comentário: