terça-feira, fevereiro 06, 2018

COM CANTORA LÍRICA À FRENTE, ARCANTIS É ATRAÇÃO NA SEGUNDA-FEIRA DE CARNAVAL NO PDR 2018

Winne Granjeiro no PdR 2017. Foto Rafael Almeida
Cria direta do metal sinfônico - operístico de bandas como Nightwish e Epica, a rapaziada local da Arcantis é uma daquelas coisas que de vez em quando pegam o colunista de surpresa: juro que nem sabia que tínhamos disso por aqui.

Com o impressionante canto lírico da vocalista (soprano) Winne Granjeiro à frente, a Arcantis aproveita o show no Palco do Rock (segunda-feira) para lançar seu primeiro álbum, From Ashes To Eternity, que saiu nacionalmente pelo selo paulista MS Metal Records.

Criada no interior (em Muritiba), Winne descobriu o rock através de um tio  – e o metal com os filhos deste, seus primos.

“Lembro até hoje quando ouvi pela primeira vez The Wicker Man (Iron Maiden) e passei o dia inteiro pensando naquele som”, conta.

Em 2008, já em Salvador, começou a recrutar colegas da escola para formar uma banda.

“Na época estava encantada com o symphonic e o power metal, ouvia muito Nightwish, Epica e outros. Além disso, vi na TV (reportagem) falando sobre canto lírico, que me chamou muito a atenção. Pensei então em fazer uma banda de symphonic e de power metal, já que curtia também (as bandas) Blind Guardian e Sonata Arctica”, conta.

Arcantis, foto Carlos Fides e Ana Prado
“Foi aí que passei a estudar, a frequentar curso de extensão em canto (Ufba), ver vídeo-aulas, observar como meus ídolos cantavam, além de treinar em casa e depois treinar solfejo coma a ajuda de Vinicius (Alvarez, guitarrista), meu noivo. Minha mãe no início incentivou. Meu pai também. Acho que parte de minha família gostou”, acredita.

Hora de alavancar

Estabelecida a formação com Winne, Vinicius, Vinicius  Morais (guitarras), Daniel Iannini (baixo), Eric Dias (bateria) e Marcus Felipe (teclados), o grupo registrou um EP em 2015, The Human And The Eagle, que chamou a atenção do pessoal da MS.

Com o disco na rua, a banda está feliz com a boa recepção que o exigente público do metal - e sua imprensa especializada - tem dado ao álbum.

"Em se tratando de metal, bote exigente nisso (risos). A MS teve conhecimento do nosso primeiro clipe da música The Human and The Eagle e se interessou pelo nosso trabalho. Assim, entramos no cast da empresa e passamos um tempo terminando nossas músicas para gravar o nosso álbum, o From Ashes To Eternity, e mais tarde para lançarmos pela MS Metal Records. Depois que finalmente o álbum foi lançado, passamos a ouvir boas críticas de quem adquiriu o CD e de produtores. O Whiplash deu nota 9 pelo trabalho e elogiou muito. Até agora, considerando que o público de metal é exigente demais, só ouvimos coisas boas e elogios", relata Winne.

Sobretudos a postos para o PdR 2018. Ft R. Almeida
Agora, lançado o CD, o sexteto olha pra frente cheio de planos: “Pensamos que 2018 é a hora para alavancar de vez a banda, tira-la daqui para tocar em outros lugares e claro, um dia tocar fora do país, até porque estamos vendo que o álbum está tendo boa recepção no mercado internacional, como no Japão”, afirma.

“Sou grata por todas as pessoas e acontecimentos que possibilitaram a Arcantis a chegar aqui. Grata aos membros da banda, Vinicius Alvarez, Vinicius Moraes, Marcus Felipe de Menezes, Daniel Iannini, Rafael Amorim, a Eric Dias que foi membro da banda e que gravou a bateria para o álbum, mas que não pôde continuar conosco por motivos pessoais, depois tendo sido substituído Por Rafael, que é um excelente músico, à MS Metal Press de Eduardo Macedo Cronemberger, ao estúdio Revolusom de Marcos Francos, nosso Marcão e a Ícaro Bastos da banda Trigger. Além disso, gostaria de falar que tenho esperanças de que o Metal fique mais forte e unido, porque só assim construiremos um movimento firme e forte. Temos muitas bandas locais excelentes e um público para construir isso. E agora no Palco do Rock, onde estaremos lançando o nosso álbum de estréia, esperamos ver todos lá e que todos possam nos prestigiar e prestigiar as outras bandas. E vai ser em Piatã, retornando para sua origem. Melhor momento não há. Estaremos também lá vendendo nossos CDs e camisas de forma a divulgar ainda mais o nosso trabalho. E no momento estamos também a procura de bandas parceiras e patrocinadores, e enquanto isso vamos seguindo, realizando nosso projeto e sonho”, conclui.

Arcantis / Segunda-feira (12), no Palco do Rock 2018 / Praia de Piatã / Gratuito / www.facebook.com/arcantianos



NUETAS

No casario do Pelô

Menino Ronei, talento de gente grande. Foto Rana Tosto
Folia instalada, não tem  pra onde correr? Se jogue. As dicas da coluna Coletânea vão para duas opções: Circuito Batatinha (Pelourinho) e Palco do Rock. O Pelô abrigará shows de alguns queridinhos da coluna, como Ronei Jorge, Maglore e Giovani Cidreira – juntos (domingo, 22h30, Largo do Pelourinho) e Vivendo do Ócio (terça-feira, Praça Pedro Archanjo). Haverá mais, mas até o fechamento da edição, a programação completa não havia sido divulgada.

Nas areias de Piatã

O PdR 2018 voltou para Piatã, e já divulgou algumas boas atrações além da Arcantis aí ao lado. Destaques do sábado: Ronco, Inner Call, Lo Han. Nos dias seguintes, confira: Barulho S/A, Batrákia (estreando cantora nova), Drearylands, The Cross, Pastel de Miolos, Jato Invisível, Indominous, Veuliah e Benete Silva. Programe-se.

3 comentários:

Franchico disse...

Barata é assim, reproduz que é uma beleza...

http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/outro-filho-de-bolsonaro-de-19-anos-vai-tentar-carreira-politica/

Tá faltando pé pra pisar nessas desgraça.

Franchico disse...

Mister Sienkiewicz, um talento a prova do tempo:

https://omelete.com.br/quadrinhos/noticia/the-walking-dead-novas-capas-alternativas-de-bill-sienkiewicz-contam-com-governador-e-carl-confira/385654/

Franchico disse...

Entrevista ESPETACULAR com Mister Q:

http://www.vulture.com/2018/02/quincy-jones-in-conversation.html

Trechim:

"What’s stirred everything up? Is it all about Trumpism?

It’s Trump and uneducated rednecks. Trump is just telling them what they want to hear. I used to hang out with him. He’s a crazy motherfucker. Limited mentally — a megalomaniac, narcissistic. I can’t stand him. I used to date Ivanka, you know."