quarta-feira, fevereiro 28, 2018

O QUE É QUE A BIELORRUSSA TEM

A violonista erudita Tatyana Ryzhkova cativa fãs com muito talento e beleza. Amanhã, ela se apresenta no Eva Herz tocando Villa-Lobos e outros

Tatyana e seu instrumento de trabalho. Foto Sandra Neumann
Violonista erudita bielorrussa que se apresenta amanhã no Teatro Eva Herz, Tatyana Ryzhkova é a encarnação viva do velho dito “ela é muito mais do que um rostinho bonito”.

Virtuose das seis cordas, Tatyana nasceu nos últimos anos da União Soviética (1986), em Minsk, capital da Bielorrússia, e, graças ao talento que demonstrou desde criança, teve a oportunidade de estudar com os melhores professores de música do seu país.

Apesar da infância humilde, logo estava competindo em concursos na Polônia, ganhando prêmios e confiança para seguir em frente.

“Sabe, quando eu era criança, não sentia que havia alguma dificuldade. Claro que eu sabia que não tínhamos muito dinheiro, então não dava para pedir qualquer brinquedo que eu visse no supermercado, mesmo que eu o quisesse loucamente. Eu sabia que não havia dinheiro para isto. Nossa comida era absolutamente simples. Não tinha dinheiro para roupas novas, então minha mãe costurava a maior parte dos meus vestidos. Mas tive a sorte de estudar violão com um dos melhores professores da Bielorrússia, o que foi fundamental para a minha carreira. Em 2005 eu vim para Weimar (Alemanha) para estudar violão clássico na universidade. Em 2009, depois que concluí meus estudos, me mudei para Bremen, onde moro e dou aulas”, conta Tatyana, em entrevista por email.

Amanhã, ela faz em Salvador seu primeiro recital no Brasil, iniciando uma pequena turnê que ainda passa por outras três capitais: Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

“Sim, é minha primeira vez no Brasil e eu estou muito ansiosa! Sei que tenho muitos fãs aí  e estou feliz por poder vê-los em breve”, conta.

Um dos muitos vídeos onde Tatyana dá dicas: Ask Tatyana
Sonhos de um verão russo

De fato, a musicista tem muitos fãs aqui no Brasil. Seu vídeo no You Tube anunciando sua vinda ao país, publicado no dia 11 último, tem quase dez mil visualizações e muitos comentários apaixonados.

No repertório do recital, peças de violonistas clássicos, incluindo nosso Heitor Villa-Lobos, de quem se declara fã.

“Vou tocar o repertório do meu último álbum, Dreams of a Russian Summer (Sonhos de um Verão Russo), lançado há alguns meses, com peças de F. Tarrega, H. Villa-Lobos, A. Villoldo, E.Martin, A. Vlassenkov, I. Albeniz, L. Brouwer e W. Lovelady”, enumera.

“Sou uma grande fã da música da América do Sul. Meu repertório atual é 70% sul-americano e eu amo demais tocar. Minha alma bielorrussa se sente muito próxima da sua música. Gosto de Heitor Villa-Lobos, mas não só de suas peças mais famosas, como os Prelúdios e Estudos. Gosto ainda mais das composições menos conhecidas. Uma delas eu toco neste concerto: Tristorosa”, acrescenta.

Pergunte à Taty

Tatyana. Foto Sandra Neumann
Como se vê, a moça não é fraca, não. Esperta, tem uma presença forte na Internet, publicando muitos vídeos altamente produzidos no You Tube, sempre muito elegante.

Nos vídeos, dá aulas, tira dúvidas dos espectadores e dá dicas diversas.

“Nós, músicos eruditos, amamos tradições e gostamos de permanecer conservadores. Mas, se
quisermos permanecer fazendo parte do mundo e tocar não apenas para nossos pais e avós, mas também para os jovens, precisamos aderir às novas tecnologias e usa-las”, ensina Tatyana.

Em um de seus vídeos mais assistidos (mais de um milhão de visualizações), ela executa o clássico Libertango, de Astor Piazzolla, “clonando” a si mesma e formando um quarteto de quatro Tatyanas – cada uma com uma roupa mais elegante que a outra, um espetáculo.

“A internet é uma grande fonte para espalhar beleza e coisas boas para o mundo inteiro. Não há limites (físicos) ou fronteiras na internet. Então envie sua mensagem ao mundo e faça as pessoas felizes. É tão fácil”, afirma.

Nos recitais, Tatyana conduz a plateia pelo repertório, falando sobre os compositores e as peças em si.

“Eu sempre modero meus concertos sozinha. É uma parte importante das performances. O contato com a plateia é absolutamente importante para mim. Gosto de conversar com as pessoas e envolver na música, naquilo que acontece no palco, todos que estão sentados na sala de concerto”, detalha a violonista.

Feitas as apresentações, resta à artista fazer as honras da casa: “Queridos amigos, ficarei absolutamente feliz em vê-los no meu concerto no dia 1º de março no Teatro Eva Herz. Teremos juntos uma maravilhosa noite de música, alegria e felicidade. Vejo vocês em breve”, convida.

Tatyana Ryzhkova  / Amanhã, 20h30 / Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Salvador Shopping / R$ 120  e R$ 60 Vendas: www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário: